Desodorante Antitranspirante: 6 mitos e verdades.
Você sabia que desodorante e antitranspirante possuem funções diferentes? É isso mesmo! Neste post iremos esclarecer esta e outras curiosidades que giram em torno deste produto que é essencial e faz parte da rotina de cuidados de todos que prezam por uma boa higiene pessoal. Vem com a gente e confira 5 mitos e verdades sobre desodorante antitranspirante, além de outras peculiaridades que envolvem a sudorese!
Sumário
- 1 Desodorante Antitranspirante: funções.
- 2 Desodorante antitranspirante Don Alcides.
- 3 Desodorante Vegano?
- 4 Desodorante faz mal à saúde?
- 5 Podcast: 5 mitos e verdades sobre o desodorante antitranspirante
- 6 Desodorante antitranspirante pode causar câncer?
- 7 Crianças não devem usar desodorantes.
- 8 Antitranspirante prejudica a eliminação de toxinas.
- 9 Outras curiosidades.
- 10 Tecnologia invisible dry e manchas nas roupas.
- 11 Hiperidrose.
- 12 Formúlas antitranspirantes clínicas.
Desodorante Antitranspirante: funções.
Eis a primeira verdade: desodorante não é o mesmo que antitranspirante!
O famoso desodorante tem como objetivo combater o odor corporal que acompanha a sudorese. Isto porque a axila abriga naturalmente bactérias que, ao entrarem em contato com o suor, liberam substâncias com cheiro desagradável. O desodorante, então, age impedindo a proliferação destas bactérias através de sua ação antisséptica.
O composto antibacteriano mais utilizado nos desodorantes é o álcool. E este produto pode contar ainda com fragrâncias a fim de ocultar o cheirinho indesejado.
Já o antitranspirante serve para controlar a transpiração, através da formação de uma espécie de película na superfície da pele da axila, que controla a liberação do suor ao longo do dia.
Conseguimos identificar um antitranspirante através da composição de alumínio, único agente reconhecido pela FDA (Food and Drug Administration) para esta função.
Portanto, a vantagem de se utilizar um desodorante antitranspirante é que, além de eliminar o odor corporal, você estará ainda combatendo o excesso de umidade nas axilas.
Confira as diferenças entre desodorantes e antitranspirantes!
Desodorante antitranspirante Don Alcides.
Dito isto, vamos fazer uma pequena pausa para apresentar o Desodorante da Don Alcides, que, aliás, é um produto desodorante e antitranspirante.
Com tecnologia dry jet, e formulado com o que há de melhor na engenharia cosmética mundial, o Desodorante Antitranspirante Aerosol Peaky Blinders proporciona proteção por até 48 horas e protege contra os maus odores e a transpiração, sem irritar a sua pele.
Conta ainda com uma pirâmide olfativa incrível e que remete à cidade de Birminghan, na Inglaterra, nos anos 20 – combinando notas de Bergamota, Grapefuit e Laranja; Lavanda, Alecrim, Pimenta Rosa e Canela; Cedro, Vetiver, Guauacwood e Baunilha.
É uma verdadeira imersão na série Peaky Blinders, recheada de PUBs, Whisky, Charutos, madeiras e navalhas. Vem conferir no nosso site!
Desodorante Vegano?
Sim, óbvio que eles existem! Hoje existem diversas opções de desodorantes antitranspirantes no mercado. Uma opção vegana bem legal é o Desodorante Charlie Brown Jr.
Desodorante faz mal à saúde?
Continuando… olha o mito aí! Seja desodorante ou antitranspirante, nenhum destes faz mal à saúde. Isso, claro, desde que se trate de produtos dermatologicamente testados, e que contenham a concentração adequada de cada ingrediente.
Produtos não testados e não aprovados pelos órgãos competentes podem vir a causar sensibilidade na pele e até problemas como a dermatite de contato.
Podcast: 5 mitos e verdades sobre o desodorante antitranspirante
Escute no seu player preferido de Podcast: Spotify, Google Podcast, Apple Podcast ou Deezer.
Desodorante antitranspirante pode causar câncer?
Mito! Esta controvérsia surgiu principalmente em relação ao composto de alumínio, que acreditava-se que poderia causar câncer de mama. Porém, até o presente momento, não foi identificada qualquer relação direta entre os antitranspirantes e esta neoplasia.
Como citamos, os desodorantes antitranspirantes testados e aprovados não são capazes de fazer qualquer mal à saúde.
Crianças não devem usar desodorantes.
Verdade. O uso de desodorantes e antitranspirantes não é indicado para crianças, já que, nesta fase, os níveis hormonais são insuficientes para produzir odores, e os componentes químicos destes produtos podem acabar por irritar a pele, que é mais sensível nesta etapa da vida.
A presença de mau cheiro pode começar a surgir por volta dos 12 anos de idade, sendo o uso de desodorantes liberado pela ANVISA a partir desta faixa etária. Porém, havendo algum desconforto antes deste marco, o ideal é que se consulte o pediatra ou médico dermatologista para a indicação do produto mais adequado.
Antitranspirante prejudica a eliminação de toxinas.
Mitão!!! E vamos lhe dizer o porque.
Muitas pessoas acreditam que, ao inibir a produção de suor, os antitranspirantes impedem a eliminação de toxinas. Porém, a função primária do suor é a termoregulação, ou regulação térmica do organismo (mecanismo vital para a adaptação do corpo ao ambiente que o cerca), e não a eliminação de toxinas. Esta função, por sua vez, fica por conta do fígado e dos rins.
99% da composição do suor é água!
Além disso, o nosso corpo conta com uma infinidade de glândulas sudoríparas, e a axila é apenas uma das regiões que as contempla. Elas estão espalhadas por todo o nosso corpo, e o certo é que, reduzir o suor de uma determinada área, não irá causar nenhum mal à saúde.
Até porque, no caso das axilas, elas representa menos de 1% do total de suor eliminado pelo organismo, sendo a sensação de umidade maior por se tratar de uma região ocluída (que não permite a evaporação de maneira rápida).
Portanto, use o seu desodorante antitranspirante com a consciência tranquila e seja feliz! Aliás, feliz, sequinho e cheiroso!!!
Outras curiosidades.
Você sabia que o café aumenta a transpiração? Pois é, esta famosa bebida atua estimulando o sistema nervoso central que ativa as glândulas sudoríparas. Além do mais, a própria temperatura – quando servido quente o cafezinho, é claro, faz o corpo sentir mais calor e transpirar mais! A propósito, aprenda a fazer o melhor café coado!
Outro alimento termogênico é a pimenta. Faz suar que faz mesmo!
Mas calma lá, não é que é para você abolir estes alimentos da sua dieta! Rsrs… Desodorante antitranspirante neles! Ops, nas axilas!!!
A propósito, outra curiosidade envolvendo a sudorese é que o antitranspirante deve ser aplicado preferencialmente à noite, após o banho, e com a pele devidamente seca. Devendo ser reforçado pela manhã.
Isto porque, durante a noite, a atividade metabólica diminui e as glândulas sudoríparas estão menos ativas e o antitranspirante conseguirá penetrar mais facilmente na pele limpa e seca, bloqueando a sudorese. Além do que, o ideal é que ele seja aplicado antes de você começar a suar.
Mas, não é que esteja errado utilizar o produto durante o dia. A reaplicação é recomendada, sendo que as instruções anteriores apenas trarão uma maior eficácia na utilização do produto no que tange à sua função antitranspirante.
Tecnologia invisible dry e manchas nas roupas.
Alguns desodorantes contam com tecnologia invisible dry, que prometem proteger as roupas das manchas. Porém, o grande vilão desta história não é exatamente o desodorante antitranspirante, mas sim um conjunto de hábitos que devem ser observados para prevenir as temidas manchas.
Confira as nossas dicas para evitar manchas nas roupas:
- seque bem as axilas antes da aplicação do desodorante antitranspirante;
- espalhe o produto uniformemente por toda a região das axilas;
- não utilize uma quantidade excessiva do produto;
- espere as axilas secarem antes de vestir a roupa;
- não aplique o produto diretamente na roupa.
Ainda, ao utilizar um desodorante antitranspirante, o ideal é lavar a roupa o mais rápido possível, evitando assim que, ao guardar a roupa usada, o produto tenha oportunidade de penetrar nas fibras e secar demais, o que irá dificultar a remoção.
Hiperidrose.
Já ouviu falar na Hiperidrose? Trata-se de uma condição na qual a pessoa sua excessivamente e de forma imprevisível, podendo ocorrer até mesmo quando a pessoa está em repouso ou quando se encontra em ambiente com baixa temperatura.
Nestes casos, as glândulas sudoríparas são superativas, e o suor excessivo pode levar a quadros de desconforto significativo, seja físico ou emocional, e o tratamento pode envolver tanto medicamentos orais e de uso tópico, como também cirurgias e tratamentos dermatológicos (como é o caso da toxina botulínica).
Pessoas que sofrem desta condição geralmente necessitam do uso de um desodorante antitranspirante específico, conforme orientação médica.
Formúlas antitranspirantes clínicas.
As fórmulas antitranspitrantes clínicas, ou “Clinical” como popularmente conhecidas, são uma das formas de tratamento indicadas no caso da hiperidrose. Já que possuem uma fórmula mais robusta e eficaz no combate ao suor excessivo.
Porém, exatamente por se tratarem de substâncias mais “potentes”, e que prometem 3 x mais ou até 96 horas de proteção, geralmente são indicadas por orientação médica, e em casos mais extremos de sudorese, não sendo necessárias no dia a dia daqueles que apresentam condições normais de transpiração.
Aliás, 96 horas de proteção? Vamos tomar um banho minha gente!!! Rsrs… Brincadeiras a parte, fica a nossa dica sobre o uso adequado destes produtos.
Para saber mais, escute este Podcast sobre Desodorantes Antitranspirantes no Google Podcasts.
E é isso! Curtiu o nosso conteúdo sobre desodorante antitranspirante? Siga os nossos canais digitais e fique por dentro de tudo que acontece no mundo da moda, beleza e saúde masculina, além de poder disfrutar de muitos outros assuntos que publicamos por aqui – como business, música, motociclismo e etc. E se não conhece ainda o nosso canal de Podcast, passe por lá e adicione uma dose de ousadia na sua rotina!