

Confira 10 benefícios do café que irão lhe surpreender
Os benefícios do café… É engraçado que sempre quando o assunto surge, a confusão na cabeça das pessoas entre a bebida fazer bem ou não torna-se frequente. A verdade é que, tal como qualquer estimulante, tem quem fique bem com ele, tem quem não fique de imediato.
Mas, como o assunto aqui é trazer os benefícios, vamos focar neles. Vai que você encontra algum que de fato vai te convencer, e até animar, a colocar o cafezinho no dia a dia de alguma maneira!
De início, o que podemos lhe afirmar é que, quando consumido com equilíbrio, o hábito de tomar café traz um bem danado para a saúde. E, via de regra, a dose diária de cafeína recomendada para manter estes efeitos positivos da bebida no organismo é de 400mg (diríamos que algo em torno de 4 a 5 xícaras pequenas). Portanto, nada de abusar hein!
E os benefícios do café são diversos, e vão desde a riqueza nutricional da bebida aos efeitos antioxidantes de seus compostos, além de propriedades que promovem o bem-estar e colaboram para a prevenção de doenças, dentre outros. Vamos conferir?
Sumário
- 1 Quais são os benefícios do café para a saúde?
- 1.1 1 – O café auxilia na perda de peso e potencializa o desempenho físico.
- 1.2 2 – A cafeína contribui para o alívio da dor de cabeça.
- 1.3 3 – Café faz bem para a pele?
- 1.4 4 – Reduz o risco de doenças crônicas.
- 1.5 5 – Desperta o “Galaxy Brain”.
- 1.6 6 – Proporciona alívio do estresse e diminui os riscos de depressão.
- 1.7 7 – O café auxilia na digestão.
- 1.8 8 – Benefícios do café para a barba.
- 1.9 9 – E os benefícios do café para os cabelos?
- 1.10 10 – Cosméticos de café?
- 1.11 Os benefícios do café como matéria-prima para os produtos de beleza.
- 2 Quais são os malefícios do café?
- 3 Quais são as vitaminas do café?
- 4 Pode tomar café todos os dias?
Quais são os benefícios do café para a saúde?
Separamos 10 benefícios do café para a sua saúde. Confira abaixo!
1 – O café auxilia na perda de peso e potencializa o desempenho físico.
Falamos antes que o café é um estimulante, não é? Então, a coisa vai muito além do que ser apenas uma bebida para ficar “ligadão”.
De acordo com estudos, a cafeína, juntamente com uma série de outros elementos que compõem o café, como a teobromina e o ácido clorogênico, atuam diretamente no sistema nervoso autônomo, promovendo um aumento na produção de adrenalina. Esta, por sua vez, aumenta a quebra das células de gordura, liberando o que podemos chamar de gordura estocada (os ácidos graxos livres), que são então utilizados pelo corpo como fonte de energia, auxiliando assim no emagrecimento e atuando como combustível, o que melhora o desempenho físico.
Outro ponto fica por conta da ação da cafeína no sistema nervoso central, estimulando a produção de endorfina, o que traz prazer e sensação de bem estar, aumentando assim a performance na hora da prática de atividades físicas. A dica aqui é ingerir cerca de 3mg de cafeína x quilo de peso, uma hora antes da prática de exercícios.

Resumindo: tomar café na medida certa faz você perder peso e melhorar o seu desempenho físico. Sensacional, não é mesmo?!
2 – A cafeína contribui para o alívio da dor de cabeça.
Já acordou de manhã com aquela dor de cabeça, como se ela tivesse prensada em cima de você? Então, tem um jeito legal de resolver isso: tome café! Rsrs.. Parece bobeira, mas não é! Estudos comprovam que a cafeína auxilia no alívio das dores de cabeça. Aliás, você sabia que muitos dos medicamentos de uso frequente para dor de cabeça possuem cafeína?

Então fica a dica: uma boa dose de café de manhã resolve a dor de cabeça fácil! Faça um teste e compartilhe conosco os resultados.
3 – Café faz bem para a pele?
Ôooo se faz! O ácido clorogênico, um dos componentes do café que já falamos por aqui, possui uma outra ação maravilhosa, que é a sua atuação como um agente antioxidante e antiflamatório. Desta forma, traz um efeito sensacional para a pele, uma vez que auxilia na contenção de processos inflamatórios, além de ajudar no combate aos radicais livres, que estão diretamente ligados ao envelhecimento precoce.

E melhor ainda: o consumo constante ajuda a manter a pele bem hidratada, o que retarda os efeitos do envelhecimento. Nada mal para quem tomava um cafezinho só por prazer, não é mesmo?
A propósito deste assunto, confira em nosso canal de Podcast o episódio que trata sobre Skincare Masculino, uma rotina prática e eficaz em apenas 3 passos que irão deixar a sua pele ainda mais saudável.
4 – Reduz o risco de doenças crônicas.
Estudos científicos demonstram que o consumo moderado de café pode reduzir o risco de doenças crônicas, como é o caso do diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e o temido câncer. Isto porque, as propriedades antioxidantes do café protegem as células dos danos causados pelos radicais livres, diminuem a inflamação do organismo, auxiliam no metabolismo da glicose, além de diminuir os danos ao DNA.

E então, vai um cafezinho pra espantar o mal por algumas gerações?
5 – Desperta o “Galaxy Brain”.
Você já viu que tem muitos ambientes de trabalho com uma maquininha de café disponível para qualquer um usar, a hora que preferir? Não só para manter o trabalho bem ativo, mas é um fato que consumir café com frequência (em doses moderadas) melhora a plasticidade das sinapses, o que confere uma ação de neuroproteção – proteção dos neurônios contra danos decorrentes de enfermidades que afetam o Sistema Nervoso Central.
E bem, como é sabido, os neurônios estão diretamente ligados ao desempenho cognitivo.
Ainda, com o consumo certo, você diminui as chances de sofrer com doenças que envolvem a perda de memória, incluindo a demência e o declínio cognitivo. Alguns estudos comprovam inclusive a atuação do café na prevenção da doença de Alzheimer e na melhora dos sintomas do mal de Parkinson.
6 – Proporciona alívio do estresse e diminui os riscos de depressão.

Já ouviu isso? Além de trazer benefícios para a memória e o raciocínio, o café possui componentes que melhoram o humor, contribuindo para a diminuição do nível de estresse. Além do mais, a cafeína é capaz de aumentar a produção de hormônios responsáveis pela sensação de bem estar, o que diminui ainda o risco de depressão. Tomar café é “bão” demais!
E aliás, se você quer desfrutar de um café especial, confira o nosso post: “Café especial: saiba o que é, e como escolher”.
7 – O café auxilia na digestão.
Destacamos ainda dentre os benefícios do café, o seu auxílio na digestão. Isto porque algumas substâncias presentes na bebida aumentam o movimento do tubo digestivo, facilitando o processo de digestão. Ainda, há um aumento na produção de gastrina, o que ativa o cólon, melhorando o funcionamento do intestino.
8 – Benefícios do café para a barba.
É isso mesmo meu amigo! Não reparou ainda? Estimulante, protege a pele, acelera o metabolismo, hidrata… E isso se aplica à barba também. O conjunto da obra auxilia no fortalecimento dos fios da barba, trazendo brilho natural e hidratação aos fios.

Se você combinar um consumo saudável de café com os produtos para a barba, para os cabelos, e para a pele… Isso transforma o homem de uma forma única. Na verdade, um cara que se cuida bem nesse ponto, inclusive com o café, fica bem identificável.
9 – E os benefícios do café para os cabelos?
Da mesma forma que as vantagens para a barba, todos os benefícios do café servem também para os cabelos, jovem. E tem mais: a cafeína auxilia ainda no fluxo sanguíneo, privilegiando o transporte de nutrientes e proporcionando o crescimento saudável dos fios, o que ajuda inclusive no combate à calvície.
Não há dúvidas, pois, de que o café pode ser um grande aliado na rotina de beleza dos homens!
10 – Cosméticos de café?

Gostou dos benefícios de tomar café com frequência? E se você passar na cara? Isso é normal: tem muitos cosméticos que usam a cafeína como base para seus produtos, e tem aqueles voltados para a barba e para os cabelos também, que vão trazer todos os benefícios que a gente falou até aqui.
Os benefícios do café como matéria-prima para os produtos de beleza.
A novidade ainda é um tanto recente, para falar a verdade, mas a intenção é justamente combinar os efeitos estimulantes e de antienvelhecimento em fórmulas que irão deixar os cabelos e os pelos ainda mais bonitos e vistosos!
Aqui na Don Alcides mesmo estamos apostando nessa possibilidade incrível para trazer todos os benefícios do café para os seus cabelos e barba. Confira em breve as novidades por aqui!
Quais são os malefícios do café?
Como mencionamos, pesquisas comprovam diversos benefícios do café para a saúde. A atenção para possíveis riscos e efeitos negativos, fica por conta das características específicas de cada indivíduo. Assim, aqueles que possuem condições como a gastrite e a hipertensão, por exemplo, devem observar a resposta do seu organismo quando da ingestão desta bebida.
Também, para aqueles que sofrem de ansiedade e dificuldade para dormir, o consumo do café deve ser evitado após as 16h, a fim de evitar efeitos negativos, já que a cafeína e o ácido clorogênico presentes na bebida possuem efeito excitatório do sistema nervoso central.
Quais são as vitaminas do café?

O café contém diversos nutrientes, dentre eles podemos destacar as vitaminas B2, B3 e B5, além de manganês, magnésio e potássio, sendo, pois, uma valiosa fonte de antioxidantes, atuando na prevenção de diversas doenças. De se destacar que as vitaminas do complexo B trazem mais equilíbrio ao sistema nervoso.
Pode tomar café todos os dias?
Eis uma grande dúvida entre os amantes da bebida. E a resposta é sim! Pode tomar café todos os dias! Devemos apenas observar a quantidade diária ideal, para que não traga malefícios ao seu organismo. E esta medida, como já mencionamos, varia de acordo com cada indivíduo – já que aqueles que possuem alguma condição específica, como a gastrite, devem promover um consumo moderado.

Aliás, já é cientificamente comprovado que o consumo diário desta iguaria traz diversos benefícios, como aqueles que já destacamos acima. Além do mais, tomar um bom cafezinho todos os dias é um hábito prazeroso e sem igual, não é mesmo?!
É isso meus amigos! Esperamos que você tenha curtido o nosso conteúdo sobre os benefícios do café. Te vemos nos próximos artigos!