Café especial: saiba o que é, e como escolher
Se você é daqueles que gosta de um café coado quentinho de manhã, deve ter ficado com a pulga atrás da orelha com o título, não é? Escolher um café especial parece até pretensioso quando a gente sabe do que gosta de manhã, mas vamos cair na real: tudo nessa vida tem um lado especial, “premium”, ou diferente do cotidiano.
Com o café não é diferente. Existem técnicas de plantio, de moagem, entre outros detalhes que fazem total diferença na hora de escolher a sua bebida, o que transforma o café numa experiência. Do mesmo jeito que a cerveja, sabe?
Então se você quer trazer um café especial pra mesa, seja de vez em quando ou com uma certa frequência, temos umas dicas legais para você.
Sumário
Para comprar um café especial, você precisa saber o que é um.
O que é considerado um café especial?
Bom, para entendermos qual a diferença do café especial, primeiramente é preciso destacar que o café é um fruto. E, assim como qualquer outro, ele passa por um processo de maturação. Porém, diferentemente da banana por exemplo (que sendo colhida antes do “ponto” vem a amadurecer ali mesmo na fruteira), o café não amadurece após ser colhido.
E é exatamente aqui que entra a primeira característica dos cafés especiais, na hora da colheita: ele é selecionado a partir da fruta madura, o que determina as notas sensoriais da bebida. Ora, fruta madura é doce não é mesmo? É assim também com o café.
Os cafés comuns, aqueles tradicionais ou extrafortes encontrados nos supermercados, geralmente são produzidos a partir do fruto que já passou do ponto de maturação, e por isso traz aquele sabor mais amargo.
Um segundo ponto que determina a especialidade do café é a limpeza e retirada dos resíduos daqueles grãos já previamente selecionados – que, após, são enviados para a torra. E aqui entra mais um destaque: a torra do café especial respeita uma forma mais clara, que preserve as notas sensoriais do fruto.
Já no caso dos cafés comuns, além da utilização de grãos que já passaram do ponto, eles ainda acrescentam os resíduos mencionados anteriormente na mistura de suas bebidas. Assim, na hora da torrefação, tudo é literalmente tostado, e esta torra é feita de forma tão intensa a fim de que o consumidor não perceba as impurezas.
Já deu para perceber que um café especial tem o seu lugar não é mesmo? Eles são produzidos a partir de grãos selecionados e livres de impurezas e defeitos, possuindo atributos sensoriais diferenciados. Então vamos agora aprender a identificá-lo na hora da compra.
E a propósito deste assunto, confira o episódio que gravamos com Léo Montesanto, o Cafequizador, no nosso canal de podcast. Basta dar o play abaixo!
Como identificar e onde comprar um café especial.
Preste atenção, viu? Comprar um café especial exige alguns cuidados, e se você não se atentar, vai adquirir um café tão comum quanto o do supermercado, mas com preço de café especial!
Por isso, se liga em algumas dicas!
Segundo a escala de qualidade do café da ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café) – que determina as qualidades e características da bebida, o Café Especial é um café que atinge no mínimo 80 pontos na escala da metodologia (SCA) que vai até 100, recebendo assim um selo próprio de aprovação, com os seguintes aspectos de avaliação:
- Aroma/Fragrância;
- Ausência de defeitos na produção;
- Acidez;
- Corpo do café;
- Doçura;
- Finalização;
- Harmonia;
- Sabor;
- Uniformidade.
Portanto, está aí a primeira dica na hora da escolha do seu café. Fique atento à pontuação mínima! E não se preocupe, ela vem estampada nos rótulos, e é de fácil identificação.
Além disso, tem outro detalhe bom para você se atentar: geralmente os cafés especiais advém da espécie arábica. Desta forma, procure pela descrição “grãos 100% arábica”.
O tempo de torra do café é outro fator que vai definir a sua aquisição. A regra básica é bem simples: quanto mais escuro for o ponto de torra do café, menos doce e especial ele será. Portanto, observe se o grão possui um tom mais claro, achocolatado e opaco.
Pela embalagem, para saber se se trata de uma bebida especial, procure pela definição de torra média a clara. Todos estes detalhes estarão bem pontuados para o consumidor.
E é isso meu amigo, seguindo estas dicas, não tem erro na hora da escolha do seu café.
A propósito, a Don Alcides, em collab com a Coffee ++ (produtora de café superespeciais), lançou o “Drip Dose de Ousadia” – que vem em sachês individuais super práticos e saborosos, feitos a partir de grãos da espécie arábica, com acidez e torra média. Confira!
Em relação à aquisição, hoje, os cafés especiais são encontrados tanto em cafeterias como em supermercados selecionados, além de lojas online.
E por falar em café… você sabe quais são os benefícios desta bebida para a saúde? Confira no link: “10 benefícios do café que irão lhe surpreender!“.
E para você que é amante desta bebida mundialmente querida e muito consumida, sabia que desta parceria Don Alcides e Coffee ++ surgiram também os nossos cosméticos a base de café?
É isso aí meu amigo! Lançamos o Shampoo para Cabelo 2 em 1 Don Alcides Coffee ++, e o Shampoo e Balm para Barba Don Alcides Coffee ++. Acesse o conteúdo acima e confira os benefícios destes produtos para a saúde e a manutenção dos seus fios.
E vamos lhe adiantar: a essência é de tirar o fôlego! Luxuosa, quente e icônica! A essência Vanilla Coffee Don Alcides combina notas cremosas de café, vanilla, cacau, caramelo, acordes de frutas secas e tabaco. Um blend moderno, opulento e quase inebriante.
Quais são os cafés especiais?
Com todas as regras que a gente definiu acima, os cafés especiais ficam beeem mais fáceis de identificar, não é verdade? Então, só para reiterar: os cafés especiais são todos aqueles do tipo arábica, com pontuação acima de 80 pontos, de acordo com a Metodologia de Avaliação Sensorial da SCA (Specialty Coffee Association), com selo próprio de qualidade.
Quando você procurar por um do tipo, é só conferir na embalagem. Mas temos alguns casos únicos pra passarmos a respeito dos cafés especiais.
Café de microlote
Se os cafés especiais já apresentam características únicas no cultivo e no processo de fabricação em relação aos tradicionais, os microlotes são ainda mais específicos dentre os tipos de cafés. Pense naquelas porções exclusivas e limitadas de produtos, é aqui que eles estão! E se você tiver a oportunidade de adquirir, não perca!
Cafés de microlote trazem um sabor nobre e surpreendente, já que possuem um nível de maturação ideial e advém de grãos altamente selecionados. Além disso, a altitude da plantação e o clima também influem no resultado do microlote, que possui características únicas e marcantes.
Não é por acaso que as linhas de microlote costumam ser premiadas, ou concorrem com frequência em eventos especializados do ramo, como o Cup of Excellence. No Brasil, é mais comum que essas safras de microlote surjam em regiões como Minas Gerais e São Paulo.
Como preparar café especial?
Quanto ao processo de preparo do café especial, continua exatamente a mesma coisa em relação a usar o coador, a máquina… A diferença está nos detalhes, como o método de preparo e a água utilizada. E aliás já falamos deste assunto por aqui, então basta clicar no link e conferir “como fazer o melhor café coado“.
Outra sugestão é acompanhar as instruções presentes na própria embalagem, que são organizadas também de maneira especial para que você possa desfrutar da melhor experiência possível.
Em verdade, o que vai fazer mesmo a diferença, nesse caso, é como você preserva os grãos. E se não fizer corretamente, vai ser literalmente dinheiro jogado fora.
Então, como guardar? Simples: é só manter dentro da embalagem original, devidamente fechada.
Não tem rodeios, jovem: se guardar na geladeira, vai expor o café especial ao cheiro de outros produtos; se deixar exposto em um local úmido, o bolor pega bem mais rápido; no pote, se não for hermeticamente fechado, acaba fermentando os grãos. O lado bom é que as embalagens possuem válvulas próprias para armazenagem, evitando a oxigenação do grão.
É isso meu amigo, seguindo as nossas dicas, você irá conseguir extrair o melhor café, com todo o sabor, acidez e corpo de uma bebida especial.
E então, pronto para tomar café especial? Se você achar por aí, não perca a oportunidade de investir, pois é uma experiência única. Até os próximos artigos!