Esmegma: o que é e como tratar em apenas 1 passo
A glande do pênis é uma região altamente sensível e delicada, podendo acumular facilmente bactérias e secreções. Além do esmegma, outros problemas também podem afetar o órgão genital masculino.
Para além do desconforto provocado para o homem, alguns sintomas causam constrangimento e exigem mudanças de hábitos urgente. Os principais são:
- Bolinhas no pênis;
- Coceira;
- Ardência;
- Irritação;
- Ressecamento;
- Descamação;
- Odor desagradável e rachaduras.
A boa notícia é que na maioria dos casos, quando estes sintomas são tratados corretamente no início, eles não são tão graves.
Embora não seja perigoso para a saúde íntima masculina, o acúmulo excessivo de esmegma pode causar infecções e inflamações. No post de hoje iremos falar tudo sobre essa secreção e como tratá-la em apenas um passo.
Sumário
O que é esmegma e como tratá-lo em apenas um passo?
O esmegma é uma secreção natural do pênis. Trata-se de uma substância branca e de textura oleosa que pode se acumular sobre o prepúcio e deve ser limpada corretamente. Alguns problemas, como a fimose, por exemplo, tornam o processo de higienização da glande mais dificultoso.
A secreção pode ser provocada pela descamação da pele, pelo excesso de gordura na cabeça do pênis ou pela lubrificação. Se o esmegma não for limpo corretamente, cria-se um ambiente propício para a proliferação de fungos, vírus e bactérias, que consequentemente podem causar doenças e infecções perigosas, como o câncer no pênis, em casos extremos.
Para que o pênis fique bem limpo é necessário lavá-lo corretamente. Ou seja, retrair o prepúcio e higienizar com sabonete íntimo masculino e água corrente, preferencialmente morna.
Por se tratar de um problema relacionado à falta de higiene íntima, não existe a necessidade de fazer um tratamento específico para o esmegma. Basta realizar a higiene do pênis corretamente com água e sabonetes íntimos masculinos para eliminar os excessos dessa secreção.
No entanto, a busca por um tratamento conservador, como uso de antibióticos, por exemplo, se faz necessária quando o esmegma surge por causa da fimose ou de alguma outra anormalidade.
Também é necessário consultar um especialista para solucionar o problema e oferecer um tratamento mais eficaz caso ocorra complicações, em caso de acúmulo de esmegma.
Saiba tudo sobre saúde íntima masculina.
É normal o esmegma?
A produção dessa secreção que acontece por causa da oleosidade da pele, células mortas e umidade do pênis é natural. Contudo, quando o esmegma é produzido em excesso pode causar problemas. Entre as causas mais comuns para o excesso de esmegma, destacam-se:
- Fimose: quando a glande é recoberta pelo acúmulo de pele;
- Infecção por fungos: a presença de infecção no pênis causada por bactérias e fungos, também provoca o aumento de esmegma;
- Pênis não circuncidado;
- Umidade;
- Roupa íntima inadequada. A dica é não repetir a mesma cueca dois ou mais dias sem lavar, principalmente se estiver úmida. Além disso, opte por peças de algodão, pois possibilitam que o pênis respire.
Embora sua produção seja fisiológica, é necessário remover o esmegma durante o banho e higienizar bem a glande, para evitar o acúmulo dessa secreção.
O que acontece se não tirar o esmegma?
Caso o pênis não seja higienizado corretamente, o esmegma pode provocar um cheiro muito desagradável, coceira no pênis, além de facilitar a proliferação de bactérias, que consequentemente podem causar infecções.
Além do mau cheiro, essa secreção também pode causar uma inflamação da glande e do prepúcio conhecida como balanopostite e, balanite, inflamação da cabeça do pênis em casos de esmegma em excesso.
Logo, o melhor caminho para prevenir o surgimento de possíveis complicações relacionadas ao esmegma é uma boa higiene íntima masculina.
Doenças provocadas pela falta de higiene íntima masculina
São muitas as doenças causadas por falta de higiene íntima masculina. Embora os homens se preocupem em consumir produtos de beleza, contudo, eles acabam esquecendo dos cuidados necessários com a higiene íntima masculina, o que pode gerar alguns desconfortos como:
- Coceiras;
- Irritação na glande;
- Ou ainda, sérias doenças.
Além desses desconfortos mencionados acima, a falta de higiene íntima masculina correta pode provocar o surgimento de uma série de problemas, podendo levar até ao câncer de pênis em casos mais extremos.
Em algumas situações o câncer de pênispode levar a necessidade de amputar o órgão ou provocar a morte do paciente. As doenças mais comuns causadas pela falta de higiene e cuidados com a região íntima masculina são:
- Infecção por fungos, como candidíase, por exemplo;
- Infecção por bactérias. A balanite é uma delas;
- Infecção pelo HPV;
- Infecção do trato urinário;
- Câncer de pênis.
Além das doenças mencionadas acima, o acúmulo de esmegma sobre o prepúcio, ou seja, a falta de higiene íntima masculina, pode causar mau cheiro na região genital, o que pode ser muito embaraçoso socialmente.
O que fazer para tirar o esmegma?
Para tirar o esmegma é só fazer a limpeza do pênis com água e sabonetes específicos para os homens. Ou seja, com um simples ajuste na rotina da higiene íntima masculina é possível remover a secreção.
Evite usar cotonetes ou dispositivos cortantes para raspar o esmegma, pois isso pode provocar mais irritação. Sendo assim, a maneira mais fácil de tirar o esmegma corretamente é através da limpeza.
Recomendamos que você use o Sabonete Íntimo Masculino Don Alcides para uma higiene íntima masculina adequada e eficaz. Pois, além de ajudar no controle de fungos e bactérias, o produto também promove uma limpeza eficaz da região íntima masculina, sem agredir a pele, e deixando um toque suave.
Como lavar o pênis de maneira correta?
A primeira dica é deixar a glande exposta em água corrente durante o banho. Os médicos também recomendam lavar o pênis com sabonete neutro ou infantil. O órgão deve ser lavado diariamente com água e sabão.
Em homens que tenham excesso de prepúcio, a glande deve ser exposta e secada com o auxílio de uma toalha depois do banho.
Embora seja uma atitude básica, lavar o pênis de maneira correta, é de extrema importância para a saúde íntima masculina. Todo ano mais de mil homens no Brasil precisam amputar o órgão por falta de cuidado com a higiene íntima. Seguem algumas dicas para uma boa limpeza íntima masculina:
- Usar água morna ao lavar o pênis;
- Usar sabão suave e sem fragrância para evitar possíveis irritações;
- Limpar debaixo do prepúcio;
- Enxaguar bem o pênis e retirar todo sabão;
- Secar o órgão com uma toalha limpa e macia;
- Manter o pênis limpo.
Enfim, se você seguir todas essas dicas, certamente vai conseguir manter uma boa higiene íntima masculina, limpar o esmegma corretamente e prevenir o mau cheiro e doenças relacionadas ao pênis.
Confira o nosso Podcast e fique por dentro de assuntos relacionados à moda, bem-estar e beleza masculina.