

Doenças no pênis: conheça as 6 principais e saiba como preveni-las
Um assunto bastante complicado para muitos homens são as doenças no pênis. Sendo assim, a melhor forma de manter o órgão saudável é ter acesso às informações sobre quais são as principais doenças, seus tratamentos, e especialmente como evitá-las.
De acordo com a urologia, especialidade que trata o sistema reprodutor masculino, existem dezenas de doenças que afetam diretamente o pênis e a vida sexual do homem.
Quando essas doenças acontecem, é de extrema importância que o homem procure um urologista o mais rápido possível. Pois, um diagnóstico preciso e ágil vai contribuir para um tratamento bem sucedido na maioria dos casos de doenças no pênis.
Sumário
Como identificar doenças no pênis?
Desenvolver doenças no pênis pode trazer consequências que vão muito além dos prejuízos sexuais, e certamente nenhum homem gostaria de passar por esse tipo de problema.
Os homens devem entender que o autocuidado é de fundamental importância para evitar o surgimento dessas doenças, bem como o diagnóstico precoce, que favorece o tratamento. Ou seja, quanto mais tarde o diagnóstico, maiores serão as chances de sequelas e outras complicações, seja qual for o caso.
Sendo assim, para evitar essas doenças no pênis, alguns sintomas merecem atenção especial. São eles:
- Manchas e lesões;
- Dificuldade na hora de urinar ou esvaziar a bexiga;
- Dificuldade para manter a ereção frequentemente;
- Alteração no fluxo urinário (fraco ou interrompido);
- Liberação de urina sem querer.
A seguir vamos falar sobre as principais doenças que afetam o pênis, suas causas e tratamento.
Importante destacar que as doenças no pênis também podem ser causadas por falta de uma higiene íntima adequada. Inclusive, já falamos sobre este assunto em nosso podcast. Confira abaixo!
Portanto, mantenha uma higiene adequada e eficaz. O Sabonete Íntimo Masculino previne a formação de maus odores, controla o pH fisiológico da glande e auxilia o controle de fungos e bactérias, deixando um toque suave em toda a região íntima.
Podcast sobre doenças no pênis
Se preferir, confira este conteúdo em formato de áudio no nosso canal de podcast. É só dar o play a seguir e ficar por dentro do assunto sobre as principais doenças no pênis.
Principais doenças que afetam o pênis
As doenças no pênis podem ser provocadas por muitos fatores. E, embora as infecções sexualmente transmissíveis, como a AIDS, sejam as mais lembradas, existem muitas outras doenças que trazem danos para a saúde e a vida sexual do homem. Confira:
Herpes genital
A herpes é uma doença provocada por uma infecção viral. Essa doença sexualmente transmissível pode provocar o aparecimento de feridas no pênis, no saco escrotal, na uretra e também nas coxas.
É transmitida tanto através do contato entre as peles da região genital, quanto através dos fluídos sexuais. Os sintomas que normalmente aparecem após a infecção são: dor local, inchaço e vermelhidão. Em seguida surgem bolhas que se rompem e cicatrizam sem deixar marcas.
Geralmente o tratamento é feito por meio de cuidados individuais e do uso de antivirais, como o aciclovir.
Balanopostite
Dentre as doenças no pênis que se destacam, temos também a balanopostite. Provocada por fungos e bactérias, a balanopostite é uma infecção que acomete a mucosa da cabeça do pênis (glande) e a pele que reveste a glande, também conhecida como prepúcio. Essa doença é mais comum em homens que apresentam fimose. Os principais fatores de risco para o desenvolvimento da balanopostite, são:
- Diabetes;
- Obesidade;
- Baixa imunidade;
- Uso de determinados medicamentos.
Contudo, além dos fatores de risco que você viu acima, a falta de higiene do pênis de forma correta é a principal causa do surgimento da doença. A balanopostite faz com que o pênis fique dolorido e inchado.
Neste caso, o diagnóstico médico é fundamental para estudar as causas da doença, principalmente em casos recorrentes. De maneira geral, seu tratamento é feito com medicamentos de uso tópico como:
- Corticóides;
- Antibióticos;
- Antifúngicos.
A propósito da higiene íntima masculina, confira o nosso post: “Como lavar o pênis da maneira correta“.
É importante lembrar, que casos graves de balanopostite, podem até receber a indicação da cirurgia para fimose.
Sífilis
Outra infecção causada por bactéria é a sífilis. Essa doença causa feridas no pênis, além do surgimento de ínguas na virilha. Geralmente, acontece duas semanas após a relação sexual sem proteção.
Embora acredite que já esteja curado quando as marcas da doença somem, o uso de preservativo nunca deve ser descartado, pois, ainda existe o risco de transmitir a doença, uma vez que a bactéria ainda pode permanecer no organismo. De maneira geral, o tratamento da doença é através do uso de antibiótico.
HPV
O HPV também se destaca dentre as doenças no pênis. Um dos principais sintomas de HPV, uma infecção sexualmente transmissível, é o surgimento de verrugas no pênis. Geralmente, essas verrugas se acomodam na glande do pênis, são da mesma cor da pele e podem ter textura lisa ou rugosa. Além disso, outros sinais também podem acompanhar essa infecção sexualmente transmissível. São elas:
- Sangramentos;
- Coceiras no pênis;
- Ardência no pênis.
A transmissão da doença acontece pelo contato sexual sem a proteção devida, com uma pessoa infectada. Vale lembrar, que os sintomas da doença podem levar anos para se manifestar, contudo, o portador transmite a doença nesse período, mesmo assintomático.

Nos dias atuais, já temos disponível a vacina quadrivalente HPV, indicada não apenas para mulheres, mas para homens entre os 9 e os 26 anos de idade. Quanto ao tratamento da infecção, é importante consultar um médico para que ele indique o melhor caminho.
Cancro mole
Essa doença sexualmente transmissível que provoca feridas na região íntima masculina, associadas a outros sintomas como dor de cabeça, febre e fraqueza, é causada por uma bactéria.
Caso não seja tratada, a doença pode afetar os linfonodos e dificultar o decorrer do tratamento. O tratamento do cancro mole é feito com antibiótico após uma avaliação correta do problema.
Recomenda-se evitar relações sexuais quando já está infectado, e ingerir muita agua para fortalecer o sistema imunológico. Quanto à prevenção da doença, essa acontece através do uso de preservativo.
Uretrite
A uretrite é uma inflamação que atinge a uretra. Ela pode ser causada por vírus e também por bactérias. Um dos sintomas que sinalizam essa doença é a presença de sangue na urina e também no sêmen.
A sensação de dor durante a relação sexual e de ardência ao urinar, também são sintomas da uretrite. Em casos mais graves da doença podem surgir algumas complicações. São elas:
- Infecção da próstata;
- Cistite;
- infecção dos testículos;
- Epididimite.
É muito importante amenizar os sintomas, eliminar as causas da infecção, e evitar que o problema se espalhe, para tratar a doença. Neste caso, é indicado o uso de antibióticos e o tratamento direto da fonte de lesão. Uma higiene pessoal correta e o uso de preservativo é fundamental para prevenir a uretrite.
Saúde íntima masculina
Finalizando, a higiene íntima masculina é fundamental para a saúde do homem, bem como para a prevenção de doenças no pênis, especialmente em dias mais quentes. Isso acontece porque as temperaturas elevadas aumentam o abafamento e o suor na região íntima, deixando o local favorável para o surgimento de bactérias.
A falta de cuidados ao higienizar o pênis, pode ocasionar sérios problemas para a saúde masculina, desde infecções causadas pelo acúmulo de bactérias, até o câncer de pênis, por exemplo.
Portanto, realize a higiene íntima adequadamente, utilizando um Sabonete Íntimo Masculino, que promove a limpeza da região de forma eficaz, sem agredir a pele, controlando o PH da glande, auxiliando no controle de fungos e bactérias e prevenindo a formação de maus odores.
A Don Alcides é pioneira no Brasil no lançamento de um produto de higiene íntima feito e pensado para o homem, o Sabão Crá-Crá, produzido em parceria com os Mamonas Assassinas. Se você pensa que higiene íntima é importante apenas para as mulheres, está muito enganado, meu amigo!
Sabonete íntimo masculino também é fundamental para os cuidados diários dos homens. O produto, além de proteger contra doenças e controlar o pH da glande, ainda irá melhorar, e muito, a sua vida sexual. Afinal de contas, com a ferramenta limpa e em dia, tudo fica melhor, não é mesmo!?
Enfim, não se esqueça, para fazer a higiene do pênis de maneira correta, é necessário puxar a pele que recobre a cabeça do órgão até o surgimento total da glande e, em seguida, passar água com espuma de sabão levemente sobre a superfície da mucosa, até retirar toda a gordura acumulada.
Feito isso, a higiene deve ser estendida aos testículos, virilha e ânus. Ou seja, uma higiene adequada do pênis vai muito além de apenas enxaguá-lo e ensaboá-lo durante o banho. Além disso, existem outros cuidados que muitos homens não dão importância, como:
- Trocar de cueca diariamente;
- Lavar o pênis com água e sabão depois da relação sexual;
- Enxugar a ponta do pênis após urinar;
- Lavar as mão depois de urinar.
E você, o que achou deste conteúdo sobre doenças no pênis? Compartilhe com um amigo e siga-nos para receber mais dicas, afinal: sua saúde íntima é coisa séria. Fique atento!