Vamos moer café em casa? Confira algumas dicas
Fazer um café coado é um hábito gostoso e especial, a qualquer hora do dia. Na verdade, é quase um ritual, não é mesmo? Mas e moer café em casa? Já pensou na ideia?
Já falamos por aqui sobre as vantagens de se consumir um café especial, e se você deseja aprimorar ainda mais a sua experiência, considere moer o grão em casa. Os benefícios deste processo estão em preservar o melhor do aroma, do sabor e em garantir um maior frescor à bebida, assegurando uma experiência única.
E não pense que você precisa estar munido de vários equipamentos para experimentar esta técnica. É possível moer café em casa utilizando um simples liquidificador, por exemplo. Quer saber mais? Confira abaixo algumas dicas que separamos para você e aprecie uma bebida de qualidade, aí mesmo, no conforto da sua casa!
Sumário
Como moer o grão de café em casa?
Como mencionamos, ao moer o café em casa, você poderá apreciar todo o potencial que aquele grão tem a oferecer. Isto porque, qualquer alimento, quando em contato com o oxigênio, passa pelo processo de oxidação, o que interfere nas suas características naturais.
Assim também ocorre com o café, e, quando moídos, os grãos ficam ainda mais sensíveis a este processo – ocorrendo a evaporação dos óleos aromáticos, que afetam diretamente na percepção de sabores.
Desta forma, ao moer o café logo antes de seu consumo, você preserva o frescor e a extrai a melhor qualidade da bebida. A propósito, uma dica prática para medir o frescor do seu café é observar a quantidade de bolhas ao coar a bebida. Quanto mais bolhas, menos oxidada e mais fresca!
Mas, vamos ao que interessa, como moer café em casa! E aqui você pode utilizar tanto um aparelho específico, como um eletrodoméstico ou outro utensílio que tenha em mãos. Confira abaixo!
Como moer café em casa sem moedor?
O ideal é que você tenha um moedor próprio, caso tenha a intenção de preservar este hábito na hora de coar o cafezinho. Mas, se deseja experimentar a técnica e não possui um aparelho específico, não se preocupe! Um bom liquidificador, um mixer, um processador de alimentos, ou até mesmo um rolo de massa ou um pilão de pedra, poderão lhe auxiliar.
Pode moer grãos de café no liquidificador?
Caso você não possua um moedor próprio, o liquidificador é o aparelho elétrico mais recomendado para moer café em casa. Isto devido à sua potência e funções, como a de pulsar. Quem é que não tem um bom e velho liquidificador em casa não é mesmo?! É uma opção democrática e acessível!
Basta colocar os grãos no copo do liquidificador, aproximadamente até 150g de café, e moer por 2 a 5 segundos, fazendo intervalos para que o grão não seja torrado pelo calor gerado com o atrito do utensílio. O processo completo para a moagem ideal do grão deve durar cerca de 1 a 2 minutos.
Aprenda a moer café em casa no liquidificador com o “Cafequizador” Léo Montesanto. Link abaixo!
O mesmo vale para o mixer e o processador de alimentos. E, no caso do mixer, não se esqueça de tapar o recipiente para evitar que os grãos pulem para fora.
E por falar nesta renomada empresa de cafés superespeciais, já conferiu a super collab entre Don Alcides e Coffee ++??
Resultado desta parceria, lançamos uma linha de cosméticos a base de café, que conta com três produtos:
- Shampoo para Cabelo 2 em 1 Don Alcides Coffee ++;
- Shampoo para Barba Don Alcides Coffee ++;
- Balm para Barba Don Alcides Coffee ++.
Além de conter cafeína em sua composição, o que auxilia no fortalecimento e crescimento dos fios, a linha de café conta com uma essência luxuosa, quente e icônica! A essência Vanilla Coffee Don Alcides, que combina notas cremosas de café, vanilla, cacau, caramelo, acordes de frutas secas e tabaco. Um blend moderno, opulento e quase inebriante. Clique aqui e saiba mais!
Também fruto desta parceria, lançamos o Drip Dose de Ousadia, uma caixa com 10 sachês individuais de um café superespecial da espécie arábica, com torra e moagem média, e acima de 84 pts.
Moendo café com saco hermético e rolo de massa.
Aqui o processo também é bem simples!
- Coloque os grãos de café em um saco hermético;
- Posicione em uma superfície plana;
- Passe o rolo por cima para quebrar a casca;
- Em seguida, para moê-los completamente, utilize um pouco mais de pressão ao passar o rolo.
Moendo café com um pilão de pedra.
Com o auxílio de um pilão de pedra e um almofariz, bata os grãos a fim de quebrar a sua casca. Em seguida, adicione mais pressão para moer completamente os grãos. E pronto!
Aqui é importante adicionar cerca de 10 a 15g de café por vez para que a técnica seja eficaz.
Viu que não precisa de nada muito sofisticado e complicado para moer os grãos e apreciar o seu café especial em casa?
Como moer café em casa com moedor?
E agora vamos passar aos moedores! Existem moedores manuais e elétricos. E, ainda, os elétricos se dividem em caseiros, ou mais simples, e profissionais (estes últimos geralmente utilizados em comércios especializados e cafeterias).
Moedores manuais.
No caso dos moedores manuais, basta adicionar os grãos no depósito, ajustar o nível de moagem conforme a sua preferência, e girar a manivela para moer os grãos. O processo durará algo em torno de 5 minutos, e a quantidade geralmente é suficiente para apenas uma xícara (algo em torno de 25g), a depender do modelo escolhido. Por estas razões, trata-se de uma opção menos prática para o dia a dia.
Mas, hoje já é possível encontrar modelos com capacidade para até 100g, como é o caso do “Moinho de Café Cerâmico Hario Skerton”. A Hario é uma das empresas que se destaca no ramo de moedores de café.
Moedores elétricos.
Já os moedores elétricos, trazem mais praticidade, rapidez e conforto na hora de preparar o seu café coado. Bastando adicionar os grãos ao recipiente, ajustar a granulometria, e apertar o botão.
Hamilton Beach, Philco e Cadence são algumas das opções de moedores nesta categoria.
Qual o melhor moedor de café caseiro?
Conforme os rankings encontrados na internet, os melhores moedores de café caseiros são:
- Moedor Hamilton Beach;
- Moedor Hario Skerton;
- Moedor Express da Tramontina;
- Moedor Di Grano;
- Moedor KJB22AR – KitchenAid;
- Moedor Bialetti;
- Perfect Coffee da Philco.
Dicas para conquistar a melhor moagem!
- Opte por moedores com lâminas do tipo cônicas, que trazem uma trituração mais uniforme;
- Lâminas de cerâmica são ótimas opções pois não esquentam, e assim não alteram o sabor dos grãos;
- Ajuste a granulometria conforme o modo de preparo escolhido (prensa francesa, café coado, cafeteira italiana, V60 etc), cada método pede por um tipo de moagem específico.
Confira a regulagem ideal para alguns métodos de preparo:
- V60: moagem médio-grossa;
- Prensa Francesa: moagem grossa;
- Coador de pano ou filtro de papel: moagem média;
- Cafeteira Italiana (Moka): moagem fina.
Aproveite para conhecer os benefícios do café em seu dia a dia.
E é isso meu amigo! Agora é só escolher o seu método e vamos moer café em casa! Esperamos que tenha curtido as nossas dicas. Um abraço e até breve!