Coceira no pênis: 5 causas e como tratar!
A coceira no pênis é um incômodo que pode acometer boa parte dos homens. As causas podem ser inúmeras, desde a má higienização das partes íntimas até roupas apertadas. No post de hoje iremos abordar as melhoras formas de tratamento bem como hábitos eficazes para acabar com este incômodo.
Sumário
- 1 O que causa coceira no pênis?
- 2 Vermelhidão no pênis podem causar coceira no pênis
- 3 Sabonetes comuns corporais
- 4 Preservativos
- 5 Cuecas
- 6 Coceira no pênis causadas por fungos
- 7 7 causas de coceira no pênis
- 8 Como tratar coceira no pênis?
- 9 Qual o melhor sabonete intimo masculino
- 10 Sabonete Íntimo Masculino Don Alcides
- 11 Onde comprar sabonete íntimo masculino
- 12 Qual médico consultar
O que causa coceira no pênis?
A coceira no pênis está ligada a inúmeros fatores. Desde uma simples alergia até infecções causadas por fungos e bactérias.
Nota-se que a causa mais comum da coceira no pênis são alergias causadas por determinados tecidos de cuecas, sabonetes corporais, que vale ressaltar, não são indicados para a limpeza do pênis e até mesmo alergias à determinados preservativos. Observa-se portanto, vermelhidão, possível prurido e coceiras na glande, ou cabeça do pênis.
Vermelhidão no pênis podem causar coceira no pênis
A vermelhidão no pênis é, na maior parte das vezes, um sinal de uma reação alérgica que pode ocorrer como consequência do contato da região genital com alguns tipos de sabonetes ou tecidos, ou ser consequência da falta de higienização da região genital ao longo do dia.
No entanto, a vermelhidão, especialmente se acompanhada de outros sintomas, como dor ou ardor, inchaço ou corrimento, pode também indicar um problema mais grave, nomeadamente infecções.
Assim, sempre que a vermelhidão demore mais de 2 dias para passar ou sempre que surge acompanhada de outros sintomas, como sensibilidade na glande, por exemplo, o ideal é que se consulte um urologista, para fazer uma avaliação mais detalhada, identificar a causa e iniciar o tratamento adequado.
Sabonetes comuns corporais
Se logo após o banho notar-se irritação e coceira no pênis, o recomendado é a substituição do sabonete. No entanto, o mais indicado por médicos e dermatologistas para assepsia íntima é sempre o uso de um sabonete íntimo masculino.
Ou seja, para limpeza do pênis, evite sabonetes comuns de limpeza corporal. Este são indicados para a limpeza dos braços, pernas, axila, pés e etc.
Preservativos
O mesmo é válido para o preservativo. Notou que após o ato sexual a glande ficou irritada? Experimente a troca da camisinha por uma de outra marca e evite aquelas que possuem cheiros, sabor e promovem sensações de frescor ou que deixam o pênis quente. Hoje em dia, existe uma infinidade de opções de camisinhas no mercado, experimente trocar caso sinta alguma irritação ou coceira no pênis.
Dito isso, o preservativo pode causar alergia mas, normalmente, ela está associada a alguma característica específica, e não ao produto em si. É recomendado evitar aqueles com sabores, cores diferentes, texturas ou que criem a sensação de esfriar ou esquentar. Não é indicado parar de usar preservativos, e sim, testar outras opções, até encontrar uma que seja agradável para você.
Cuecas
Caso você apresente coceiras no pênis logo após o uso de uma cueca, o recomendado é a troca da peça por uma de preferência feita 100% de algodão. Tecidos sintéticos são os que mais causam alergias no pênis. Contudo, a principal dica quanto ao uso das cuecas é nunca repetir a mesma peça por 2 dias seguidos.
No entanto, nem sempre a coceira no pênis é causada por alergias. Ela pode estar associada à origens fúngicas ou mesmo bactérias, que podem evoluir de uma simples coceira para graves doenças.
Coceira no pênis causadas por fungos
Para saber como tratar coceiras no pênis, em um conteúdo dinâmico em formato de áudio, escute nosso podcast no Spotify e mantenha a saúde genital em dia.
Se preferir, escute no Google Podcasts, e lembre de seguir o nosso canal para não perder nenhum episódio!
O fungo causador da candidíase pode causar coceiras e até descamação da pele, seja da glande ou corpo peniano.
O recomendado é a utilização de roupas folgadas e o uso de um sabonete íntimo que controle o pH da glande e combata fungos e bactérias, causadoras de outras doenças penianas que podem acometer a glande, prepúcio e corpo do pênis.
7 causas de coceira no pênis
1. Psoríase
Homens que sofrem com psoríase pelo corpo podem apresentar sintomas no pênis, o que pode gerar além de vermelhidão, forte coceira e incômodo.
Para tratar a psoríase genital masculina basta manter o local bem higienizado e seco. Para a limpeza, obviamente recomendamos um sabonete íntimo masculino e a dica aqui fica por conta da temperatura da água, que deve ser fria para evitar que a pele do pênis fique ainda mais sensível e irritada.
2. Alergia
A alergia é uma das causas mais comuns e menos graves de coceira no pênis, que pode surgir pelo contato direto com alguns tipos de sabão, preservativo ou até com alguma peça de roupa, especialmente se for feita de tecido sintético ao invés de algodão, por exemplo.
Homens que sofrem com psoríase em alguma parte do corpo apresentam um risco elevado de também ter psoríase no pênis. No entanto, esse problema nem sempre se manifesta com uma mancha vermelha no pênis, podendo apenas afetar as glândulas da glande, o que causa uma intensa sensação de coceira e presença de placas de cor vermelha ou cor de rosa brilhantes, que podem desprender com facilidade além de tornar a glande sensível.
3. Má higiene
A falta de higiene favorece o acúmulo de sujeira por baixo da pele da glande e, por isso, existe um risco aumentado do desenvolvimento exagerado de bactérias, fungos e outros micro-organismo que causam inflamação do pênis, resultando em coceira.
O uso de um sabonete correto que combate bactérias, fungos e micro-organismos é fundamental para manter sua saúde em dia.
4. Candidíase
Embora seja mais frequente na mulher, a candidíase também é uma das principais causas de coceira na região íntima do homem e acontece pelo acúmulo excessivo do fungo Candida albicans na glande.
Esse crescimento de fungos é quase sempre causado pela falta de higiene adequada do pênis mas também pode ser um sinal de diabetes ou de doenças autoimunes, como infecção por HIV, por exemplo.
5. Piolhos pubianos
Este tipo de piolho causa uma irritação da pele da região íntima que resulta numa sensação de coceira constante no pênis. Os piolhos pubianos podem ser transmitidos pelo contato íntimo ou através da partilha de toalhas, lençóis, roupa íntima ou outros objetos que entrem em contato direto com a região íntima.
6. HPV
Um dos sintomas mais comuns do HPV é o surgimento de verrugas na região íntima, no entanto, podem aparecer sintomas mais genéricos, como coceira no pênis ou vermelhidão no pênis.
O HPV se transmite pelo contato íntimo desprotegido, mas seus sintomas podem não chegar a se manifestar, acabando a infecção por desaparecer sem tratamento. No entanto, em alguns casos podem surgir verrugas genitais entre vários meses até 2 anos após a infecção pelo vírus. Por este motivo, muitos homens que têm o vírus, podem não saber que estão infectados.
7. Clamídia
Embora quase todas as doenças sexualmente transmissíveis possam causar coceira no pênis e sensação de desconforto no pênis, a clamídia é a que mais frequentemente apresenta coceira como um sinal precoce, além de corrimentos uretral.
Dessa forma, homens que praticam relações sexuais desprotegidas, quer sejam vaginais, anais ou orais, devem fazer exames para DST’s recorrentemente, de forma a identificar se estão infectados e iniciar o tratamento.
Como tratar coceira no pênis?
Para tratar coceira no pênis, coloque em sua rotina hábitos simples como o uso de um sabonete íntimo masculino. As mulheres já utilizam sabonetes íntimos em sua rotina diária há anos! Contudo, este tipo de produto ainda é novidade para muitos homens.
O primeiro sabonete íntimo masculino do Brasil foi lançado pela Don Alcides, e batizado de Sabão Crá-Crá, uma forma lúdica de homenagear a banda Mamonas Assassinas. O sabonete dermatologicamente testado foi produzido em parceria com os familiares da banda, que fez enorme sucesso nos anos 90.
O produto, além de irreverente foi elaborado com o que há de melhor na engenharia cosmética mundial, atrelando tecnologia à ativos naturais!
Com a avaliação de um médico, na maioria das vezes o tratamento, caso diagnosticado alguma doença, é feito com a aplicação de uma pomada antifúngica, como Miconazol ou Clotrimazol, por cerca de 7 dias. No entanto, também pode ser recomendado uso de medicação via oral e fazer algumas alterações na dieta, como reduzir a quantidade de açúcar e carboidratos.
Por isso a prevenção é sempre muito importante!
Qual o melhor sabonete intimo masculino
Você sabia que os sabonetes comerciais não são indicados para lavar as regiões íntimas? Existem alguns específicos para isso.
Enriquecido com um ativo natural chamado rosa-canina, ele tem ação antioxidante rica em vitamina A, vitamina C, betacaroteno, licopeno, luteína e zeaxantina. Os antioxidantes são importantes para combater os radicais livres, compostos maléficos causadores de inflamações associados à origem de diversas doenças.
A Rosa-canina contribuí também para o melhor funcionamento do sistema imunológico, graças ao seu alto teor de vitamina C. Isso porque o nutriente estimula e apoia a imunidade do organismo ao deixar os glóbulos brancos mais agressivos, rápidos e eficientes para responder à presença de vírus e bactérias na região peniana.
Sua fórmula combina ainda arnica montana, aloe vera, ginseng e calêndula, que juntos, promovem uma ação adstringente, protetora e analgésica, eficaz no tratamento de dermatites: prurido e vermelhidão na glande e corpo do pênis. Auxilia no tratamento da candidíase, verrugas, assaduras e demais alergias peniana, comumente associadas à coceira no pênis.
Sabonete Íntimo Masculino Don Alcides
Uma outra excelente opção de Sabonete Íntimo Masculino é a versão institucional Don Alcides, menos ousada em identidade visual que o Crá-Crá mas que também previne a formação de maus odores, controla o pH fisiológico da glande e auxilia o controle de fungos e bactérias. Trata-se de um sabonete mais indicado para aqueles homens que preferem uma versão menos chamativa que o Sabão Crá-Crá.
O Sabonete Íntimo Don Alcides é testado:
- Dermatologicamente
- Clínicamente
- Urologicamente
Uso diário | Hipoalergênico.
Limpa de forma eficaz sem agredir.
Toque suave em toda a região íntima.
- Formulado com ativos naturais de origem vegetal
- Vegano
- Sem cor
- Sem perfume
- Livre de parabenos
- Livre de perolados
Onde comprar sabonete íntimo masculino
Você pode compra o Sabonete Íntimo para homem diretamente no site da Don Alcides. ou clicando no link abaixo.
Para maiores informações sobre Assepsia Íntima Masculina, escute este episódio do nosso Podcast! Bate papo leve e descontraído sobre os benefícios do uso do Sabão Crá-Crá, bem como curiosidades deste contrato com a banda Mamonas Assassinas.
Qual médico consultar
Literalmente, observe o seu pênis. Como descrito aqui, todas as causas apresentam sinais físicos que colaboram, e muito, para o diagnóstico. Caso a aparência da região esteja atípica, busque a orientação de um profissional.
O médico mais indicado para tratar a coceira no pênis é o urologista, que irá avaliar o histórico de saúde e indicar os exames necessários e o tratamento adequado, de acordo com os sintomas apresentados.