

O que é Psoríase Genital Masculina?
Olá, hoje iremos te explicar o que é a Psoríase Genital Masculina, uma doença autoimune que se manifesta na pele do pênis e regiões próximas a ele.
Saiba o que é, como diagnosticar, quais os sintomas e as causas dessa doença que assombra a vida de alguns homens. Então vamos lá!
Sumário
Psoríase Genital Masculina
A psoríase é uma doença de pele que afeta 1% da população mundial. A psoríase é autoimune, de origem genética, não contagiosa e apesar de não ter cura, existe tratamento e hábitos que podem impedir o surgimento dos sintomas.
Para facilitar o entendimento, vamos te explicar resumidamente:
– Autoimune: Significa que a doença foi causada pelo nosso próprio sistema imunológico.
– Origem genética: Você não “pega” psoríase. Você possui uma predisposição à manifestação da doença.
– Não Contagiosa: É uma doença não infecciosa, ou seja, não se passa como uma gripe.
– Sem Cura: Não significa que não há tratamento. Ele existe, claro. Contudo, não há como garantir que a doença irá se manifestar ou não. Geralmente ela aparece sobre forte estresse ou quando o corpo está fraco.
A Psoríase Genital é a manifestação dessa doença nos nossos órgãos genitais masculinos.
Sintomas
Por ser uma doença de pele, um dos principais sintomas é o aparecimento de lesões vermelhas, ressecadas, lisas e escamadas na superfície da nossa pele. Essas lesões muitas vezes coçam, inflamam e as vezes causam dor.
A doença costuma se manifestar em regiões mais ressecadas ou que estão sob constante atrito ao longo do dia. Próximo ao pênis, a doença pode aparecer na glande, escroto e virilha.
Se você sofre com o desconforto de coceiras nas partes íntimas, nós preparamos um conteúdo bem legal para você aprender a tratar e manter a saúde genital em dia. Escute o nosso Podcast sobre Coceiras no Pênis e fique por dentro!
Causas da Psoríase Genital Masculina
Como destacamos acima, a psoríase genital é uma doença genética, ou seja, os genes da sua família carregam a predisposição para o aparecimento da doença.
Contudo, é muito comum que a doença apareça em alguns membros da família, mas não em outros. Estudos indicam que existem alguns gatilhos para o aparecimento da doença, como:
- Estresse emocional
- Cortes, lesões, arranhões e cirurgias na pele
- Cigarro e bebida em excesso
- Infecções e inflamações dermatológicas
Diagnóstico e tratamento
Ao menor sinal de doenças de pele, principalmente se for algo relacionado ao pênis, por favor, perceba a urgência do assunto e procure um dermatologista ou urologista. Eles farão o diagnóstico correto e irão te orientar para o tratamento mais adequado.
Se diagnosticada rapidamente, a psoríase genital masculina é bem tranquila de se tratar. O tratamento normalmente envolve o uso de pomadas ou em casos mais graves (a minoria) remédios que devem ser ingeridos.
Após controlados os sintomas, o ideal é manter hábitos saudáveis de higiene e assepsia local. Para tanto, sugerimos o uso diário de um sabonete íntimo masculino que irá promover a limpeza adequada do pênis, combater fungos e bactérias e controlar o pH da glande.
Bons hábitos
Se você possui psoríase genital masculina ou algum outro tipo de irritação ou ferimento na pele, é muito importante que você pratique o autocuidado para diminuir a irritabilidade da pele.
- Roupas leves e de algodão: Roupas leves e de algodão agridem menos a sua pele e permitem que ela respire e troque calor com o ambiente.
- Mantenha a área afetada limpa: Se a área já está inflamada, irritada ou descamada, os cuidados com o órgão genital devem ser redobrados. Por isso, é muito importante que você preste bastante atenção com a limpeza e assepsia local! Fungos e bactérias devem ser evitados.
- Evite suor em excesso: O suor pode desidratar e irritar a nossa pele. Caso você pratique atividade física intensa, lave bem a área afetada com um sabonete íntimo masculino.
- Utilize preservativos e lubrifique bem a região durante o ato sexual: Durante o sexo, a fricção e atrito podem ser prejudiciais para a pele afetada. Portanto, utilize lubrificantes e preservativos para o seu maior conforto!
- Lave bem a região após o contato íntimo: Meu velho, se você não sabe, um dos melhores hábitos que você pode ter para controlar a psoríase genital é lavar o órgão após o sexo. Esse hábito ajuda a prevenir doenças sexualmente transmissíveis, inflamações e infecções. Então não se esqueça: coloque em sua rotina diária o uso de um bom sabonete íntimo masculino!
Sua saúde é muito importante
Meu velho, esperamos que você tenha entendido um pouco melhor sobre a psoríase genital masculina. Para saber mais, leia este conteúdo sobre doenças causadas por falta de higiene íntima masculina.
Antes de nos despedirmos, queríamos te lembrar duas coisas:
1- A psoríase não é contagiosa, ou seja, não há necessidade de evitar o ato sexual como forma de controle da doença.
2- Ao menor sinal de qualquer sintoma, por favor, vá à um médico! Sua saúde é muito importante.
Dito isso, nos despedimos aqui! Qualquer dúvida, sugestão ou crítica, deixe seu comentário! Vamos trocar uma ideia! Grande abraço e até a próxima!