Como cuidar do cavanhaque?
Neste post vamos abordar um dos mais clássicos estilos de barba, o cavanhaque! Tal modelo ostenta pelos apenas na região do queixo e bigode, conferindo um visual cheio de estilo. Trata-se de uma opção versátil, e que pode, portanto, ser adaptada para favorecer diferentes formatos de rostos. E se você já adota, ou quer investir neste tipo de barba, confira as dicas que preparamos de como cuidar do cavanhaque e manter o visual sempre impecável.
Como fazer um cavanhaque.
Antes de mais nada, vamos lhe ensinar como fazer um cavanhaque. E, a escolha do modelo dependerá do seu formato de rosto, trazendo uma variação na marcação. Assim, para rostos mais redondos, por exemplo, é indicado realizar traços mais marcados, e que irão conferir um efeito alongado. Já os rostos quadrados ou ovais, poderão ser harmonizados com traços mais arredondados.
Para saber como combinar cabelo e barba de acordo com o formato do seu rosto, escute este episódio do Podcast Don Alcides Freak Show na Apple.
Há de se destacar que o cavanhaque é muito utilizado por aqueles homens que possuem a barba rala ou falha, pois, muitas vezes, os pelos se concentram apenas na região do queixo e lábios superiores, o que impede a utilização de outros tipos de barba.
Porém, o modelito pode ser adotado por todos, uma vez que confere um estilo peculiar!
Mas bem, vamos lá! O passo número um para desenhar o cavanhaque é deixar a barba crescer. Desta forma, você poderá escolher qual o tipo de cavanhaque que irá adotar, uma vez que poderá observar onde os pelos nascem e onde se localizam as falhas.
Os fios deverão atingir o comprimento ideal por volta de uma ou duas semanas.
Durante este período, é essencial manter a higienização e a hidratação dos fios, além de aparar os pelos mais rebeldes. Para tanto, confira as dicas sobre “como estimular o crescimento dos fios da barba” e aprenda estes cuidados.
Pelos crescidos, agora é hora de formatar a sua versão. E, se você não quiser se arriscar nas lâminas, indicamos procurar um barbeiro visagista, que é o profissional ideal para sugerir um desenho que favoreça o formato do seu rosto.
Cuidados com o cavanhaque.
Uma vez pronto, assim como qualquer tipo de barba, o cavanhaque necessita de cuidados específicos. Vamos à rotina:
1. Higienizar.
É essencial o uso de um Shampoo próprio para barba para a lavagem dos fios. Indicamos o Shampoo Premium para Barba Don Alcides, que, além de higienizar, irá promover uma esfoliação equilibrada do rosto, eliminando células mortas e desobstruindo os poros causadores de cravos e pelos encravados.
2. Hidratar.
Após a lavagem, é necessário aplicar o Balm, produto que irá hidratar, condicionar e nutrir os fios. Destacamos que o Balm Don Alcides promove ainda uma proteção extra da pele e dos pelos contra os efeitos dos raios UVA e UVB. Assim você manterá o brilho, a maciez e a saúde do seu cavanhaque.
3. Pentear.
Para domar os pelos, é indicado que se use um pente próprio para a barba, que ajudará a espalhar o Balm por todo o comprimento dos fios e desembaraçá-los sem quebrá-los.
4. Aparar.
Finalmente, para um cavanhaque bem cuidado e impecável, é imperioso que se apare os pelos com certa frequência, para que se mantenham as bordas delineadas e se retirem os fios quebradiços.
Para limpar as bordas do cavanhaque, recomendamos o Shave Gel. Por possuir aplicação transparente, ele facilita o contorno do barbear mantendo o visual sempre em dia!
Tipos de cavanhaque.
E para lhe inspirar, vamos apresentar os principais tipos de cavanhaque.
Cavanhaque Clássico
O Cavanhaque clássico ou tradicional caracteriza-se por concentrar os pelos apenas no queixo, não possuindo bigode, e mantendo o contorno do maxilar completamente raspado. Para raspar o bigode e demais regiões, ressaltamos a importância de uma boa espuma de barbear!
Sempre após raspar os pelos, recomendamos a utilização de um Pós Barba, que irá acalmar a pele promovendo uma ação regenerativa na pele. Indicamos neste caso, o Pós Barba Efervescente Don Alcides Freak Show!
Ressalte-se que este tipo de cavanhaque se adapta melhor em pessoas que possuam o maxilar mais quadrado e angular.
Cavanhaque Cheio
Já o modelo Cheio, um dos mais populares, conecta barba e bigode, formando um elemento único. Este desenho combina com todos os formatos de rosto, porém é indicado para aqueles homens que tenham a barba mais fechada, por se tratar de um estilo de cavanhaque bem volumoso.
Para manter o visual é preciso raspar a região da bochecha e pescoço, e para isso, recomendamos sempre a utilização de um gel, creme ou espuma de barbear! Para maiores informações, confira este post sobre dicas para um barbear perfeito!
Cavanhaque Centralizado
Por outro lado, o cavanhaque centralizado traz apenas uma faixa vertical de pelos, alinhado pelo centro da boca. Este modelo se adequa melhor a rostos quadrados, mas não impede que pessoas com rostos mais ovais também o usem, conforme observado no modelo abaixo.
Cavanhaque Van Dyke
Inspirado no pintor francês Antoon Van Dyck, o modelo caracteriza-se pela combinação de um bigode mais longo e modelado a uma barba mais estreita. Por criar um efeito mais alongado à face, é ideal para aqueles que possuam o rosto redondo ou oval.
Cavanhaque Âncora
Por sua vez, o Cavanhaque Âncora assemelha-se ao estilo Van Dyke, com um bigode bem destacado, porém possui a barba mais alongada, que possui um formato em âncora, se estendendo e afinando ao redor do queixo. É ideal para homens com barba falhada ou rala.
Enfim, é isso meu amigo! Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas de como cuidar do cavanhaque. E se você deseja se manter antenado no mundo da barba, cabelo e bigode, escute os nossos conteúdos em áudio no canal de Podcast Don Alcides Freak Show
E se preferir, se ligue no nosso canal do Youtube! Todas as terças e quintas tem episódio novo às 10am!