10 mitos e verdades sobre fazer a barba
Hoje vamos falar sobre os famosos mitos e verdades que envolvem o barbear! Quem é nunca ouviu dizer que fazer a barba todos os dias faz ela engrossar? Ou crescer mais rápido? Ou até mesmo escurecer?! Dizem também por aí que remover os fios com muita frequência favorece o aparecimento de pelos encravados. E quem já ouviu dizer que raspar a barba no sentido contrário faz ela engrossar? Será mito? Será verdade? Se você ficou curioso, e se bateu aquela dúvida na hora do barbear, vem com a gente desvendar estes mistérios!
Sumário
- 1 Podcast: Mitos e Verdades sobre fazer a barba
- 2 1. Fazer a barba todos os dias faz com que os pelos engrossem.
- 3 2. Raspar a barba todos os dias faz com que ela cresça mais rápido.
- 4 3. É melhor fazer a barba durante o banho.
- 5 4. Aparar a barba todos os dias escurece os pelos.
- 6 5. Raspar a barba no sentido contrário de crescimento dos pelos engrossa os fios.
- 7 6. Remover a barba com muita frequência favorece o aparecimento de pelos encravados.
- 8 7. Aparelhos de 6 lâminas proporcionam um melhor resultado no barbear.
- 9 8. Quanto mais forte pressionar a lâmina de barbear, melhor o resultado.
- 10 9. Não se deve usar sabonete para barbear.
- 11 10. Lavar o rosto com água morna antes de barbear favorece a retirada dos pelos.
Podcast: Mitos e Verdades sobre fazer a barba
Se você é daqueles que curte escutar Podcasts, se ligue neste conteúdo que gravamos contando os mitos e verdades sobre fazer a barba!
1. Fazer a barba todos os dias faz com que os pelos engrossem.
Este é um dos mitos mais populares. E talvez isto se deva ao fato de que, após cortar os fios, realmente sentimos eles mais grossos ao toque. Mas, em verdade, isto ocorre porque, ao passar a mão no rosto, sentimos a espessura do que antes era o “meio” do pelo, que naturalmente é mais grosso. De fato, o que determina a espessura dos fios são fatores genéticos. Portanto, pode raspar a barba sem medo meu amigo!
E para aqueles que desejam fios mais “grossos”, a dica é manter uma rotina de cuidados específicos, que poderão deixar os seus pelos mais nutridos, volumosos e robustos. Conheça o kit básico para cuidados com a barba clicando aqui.
2. Raspar a barba todos os dias faz com que ela cresça mais rápido.
Trata-se de outro grande mito. O que determina o tempo de crescimento da barba são fatores genéticos, podendo o crescimento ser potencializado quando aliado a hábitos saudáveis e produtos específicos e de qualidade. A propósito, confira o nosso texto com oito dicas valiosas para acelerar o crescimento da barba. Não tem erro!
3. É melhor fazer a barba durante o banho.
Verdade! Afeitar-se durante o banho favorece o corte dos pelos e possibilita um barbear mais rente e menos traumático para a pele, especialmente se a água estiver em temperatura morna. Isto porque os pelos se encontrarão mais úmidos (e consequentemente mais macios), além de haver a dilatação dos poros, o que facilita a remoção dos fios, reduzindo o risco de irritações. Ou seja, se ainda não testou, experimente barbear-se no banho!
4. Aparar a barba todos os dias escurece os pelos.
Esta é de partir o coração… de onde será que tiraram esta idéia?! Só pode ser alguma tentativa enlouquecida para vender mais lâminas, ou qualquer coisa assim… rsrs. Se você quer escurecer os pelos do rosto meu amigo, a única solução é tingi-los! E se você quer fazer isto da maneira correta, siga as nossas dicas no episódio abaixo.
5. Raspar a barba no sentido contrário de crescimento dos pelos engrossa os fios.
No máximo, o que você vai conseguir raspando os fios no sentido contrário ao crescimento dos pelos é uma bela de uma irritação! Ao ir contra a direção natural do crescimento, a lâmina pode acabar por empurrar o pelo para baixo antes de cortá-lo, o que pode fazer com que eles encravem.
Como já citamos, a espessura dos fios está ligada a fatores genéticos, e raspá-los não os tornarão mais grossos. Mito!
6. Remover a barba com muita frequência favorece o aparecimento de pelos encravados.
Aqui há uma verdade! Aqueles que se barbeiam com uma maior frequência tendem a apresentar mais pelos encravados e foliculite na barba. E isto se deve ao simples fato de que há uma maior probabilidade de que os pelos sejam “empurrados” para dentro da pele na hora do barbear, não encontrando a saída do folículo piloso quando do seu crescimento.
Nestes casos, é importante manter cuidados específicos na hora de realizar a depilação para que se evitem transtornos, pois, muitas vezes, o erro está na forma como é executado o barbear. Além disso, cuidados com a pele são essenciais!
Siga as nossas dicas no blog: “Pelo encravado na barba: como evitar?”.
E se quiser saber mais sobre a foliculite, basta escutar o podcast abaixo.
7. Aparelhos de 6 lâminas proporcionam um melhor resultado no barbear.
Mito! De fato a quantidade de lâminas envolvidas no processo de barbear influi diretamente para o seu resultado. Porém, o excesso de lâminas muitas vezes pode acabar irritando a pele, deixando-a mais sensível devido a grande quantidade de raspagem no mesmo local. O ideal é que se usem aparelhos com até 4 lâminas, que já são capazes de cumprir um barbear de qualidade, quando aliados a cuidados específicos na hora do barbear e a produtos de qualidade. A título de curiosidade, os aparelhos de barbear mais vendidos no mundo são os de 3 lâminas, até pelo custo benefício.
8. Quanto mais forte pressionar a lâmina de barbear, melhor o resultado.
Trata-se também de um mito! E, aliás, você pode acabar é se cortando todo com essa brutalidade! Uma leve pressão contra o rosto é necessária para a realização da barba, mas somente ao ponto de possibilitar maior firmeza para a retirada do pelo. Para um barbear eficaz, aposte na qualidade das ferramentas escolhidas (equipamentos e produtos) e na realização de um procedimento suave e preciso.
9. Não se deve usar sabonete para barbear.
Eis aqui uma verdade! O sabonete não deve ser usado como preparação para a raspagem do rosto. O uso do sabonete pode acabar ressecando a pele e deixando-a irritada, uma vez que elimina a oleosidade natural da pele através de sua ação desengordurante. Sabia que temos um canal no Youtube com várias dicas sobre cuidados com a pele, cabelo, barba e bigode? Confere lá e siga o nosso canal para não perder nenhum episódio!
O ideal é que se utilize produtos próprios para fazer a barba, como é o caso da espuma de barbear, do gel de barbear e do creme de barbear. E, tão importante quanto, é que se escolha produtos de qualidade. E aqui damos destaque para a Espuma de Barbear Don Alcides Freak Show e para o Shave Gel Cream da Don Alcides.
A Espuma de barbear da Don Alcides conta com ativos que otimizam o deslizar da lâmina ao mesmo tempo em que hidratam, protegem e perfumam a pele. Além disso, tem textura extremamente cremosa e macia, se destacando pela espalhabilidade, e é enriquecida com um blend de Alantoína, Aloe Vera e Mentol, que proporcionam uma sensação calmante e incrivelmente refrescante.
Por sua vez, o Shave Gel Cream Don Alcides possui aplicação transparente, o que facilita o desenho do barbear, além de uma fórmula emoliente ideal para o perfeito deslizar da lâmina. Feito um creme, ele hidrata e nutre a pele do rosto.
Após fazer a barba, lembre-se do Pós Barba!
E após o barbear, lembre-se sempre de finalizar com um pós barba para acalmar a pele e fechar os poros, evitando assim, possíveis irritações e inflamações na pele. Aqui, vamos recomendar o Pós Barba Efervescente Don Alcides Freak Show!
10. Lavar o rosto com água morna antes de barbear favorece a retirada dos pelos.
E mais uma verdade para encerrar a nossa saga! A água morna proporciona a dilatação dos poros, o que facilita a remoção dos pelos, influindo diretamente para um barbear suave e de qualidade. Portanto, antes de fazer a barba, lave o rosto com água morna, e, para finalizar com sucesso, recomenda-se lavar a pele com água fria, a fim de promover o fechamento dos poros e ajudar a acalmar a pele.
Curtiu o nosso conteúdo com 10 mitos e verdades sobre fazer a barba? Então siga os nossos canais digitais e fique por dentro de tudo o que acontece no mundo da moda e beleza masculina, além de poder conferir muitos outros temas que rolam por aqui. A propósito, já conhece o nosso canal de Podcast? Escuta lá e adicione uma dose de ousadia na sua rotina. Abraços amigo!