Aprenda a controlar frizz na barba em 3 passos
Fala marujo, tudo bem? Sabe quando a sua barba fica toda arrepiada, com os fios rebeldes e ressecados? Em outras palavras, sabe quando a sua barba está com aquele aspecto digamos… feio pra caramba? Esse é o famoso efeito frizz. E convenhamos, ninguém quer a barba frisada, certo? Portanto, hoje iremos te explicar como controlar o frizz na barba. Vem com a gente!
Sumário
Podcast frizz na barba:
Sabia que dá pra escutar este conteúdo? Basta dar play e aproveitar! Adoramos uma boa leitura, mas entendemos que na correria do dia a dia as vezes o Podcast pode ser bem prático! =)
Entenda o que é frizz na barba.
O efeito frizz é o nome dado para os pelos da barba que ficam arrepiados, gerando a impressão que estamos com a barba mal feita e mal cuidada. Por conta do frizz, o ato de modelar a barba torna-se uma tarefa difícil, levando muitos homens, inclusive, a desistirem da barba. Uma pena, né!
Mas por que ocorre o efeito frizz na barba?
A causa principal do frizz na barba é a falta de hidratação nos fios. Vale ressaltar, não existe apenas um fator determinante, trata-se de um conjunto de problemas que, somados, resultam neste incômodo.
Contudo, segundo especialistas em pesquisa e desenvolvimento de produtos Don Alcides, o principal fator causador do frizz é a falta de hidratação dos fios, que levam ao ressecamento da fibra capilar da barba. O atrito entre as mechas ressecadas promovem o efeito frisado.
Além disso, alguns hábitos podem levar ao frizz na barba, como por exemplo: falta de uma limpeza adequada e o ato de pentear a barba com pentes de plástico ou mesmo com a mão. Pentear a barba é ótimo, porém, utilize somente pentes de madeira, pois eles retiram a estática dos fios ajudando a acalmar a barba, tornando-a menos frisada.
O que acontece é o seguinte: o nosso cabelo é formado por pequenas camadas que ficam juntas e unidas. Sem uma boa rotina de cuidados com os nossos fios, essas pequenas camadas vão se descolando aos poucos, resultando nesse efeito indesejado de arrepio da barba. Portanto, os fios ficam rebeldes, difíceis de controlar e modelar.
A sorte é que, apesar de ser um probleminha chato, ele é muito tranquilo de resolver. Se liga nas dicas a seguir!
Como acabar com o frizz na barba?
Assim como o efeito frizz ocorre por conta de uma combinação de fatores, para resolvê-lo, precisamos também de alguns esforços em conjunto que, apesar de parecerem básicos, são essenciais para a saúde e manutenção da barba.
Lave a sua barba com Shampoo específico para barba.
Meu velho, o hábito de lavar a barba é primordial para a saúde dos fios. Ele deve ser diário e até 2x ao dia. O ideal é lavar pelo menos antes de dormir e também recomendamos no intervalo de atividades físicas, caso você pratique alguma (esperamos que sim). A propósito, você sabia que praticar atividades físicas ajuda no crescimento da barba?
Os nossos Shampoos para Barba possuem Aloe Vera, que conferem uma hidratação profunda além de nutrição aos fios. O Aloe Vera ajuda também no tratamento da caspa, no fortalecimento, crescimento e na maciez dos fios, evitando o temido efeito frizz.
Um outro importante ativo em nossa cadeia produtiva de Shampoos para Barba é a Calêndula, que ajuda a alinhar as cutículas da barba para combater diretamente o efeito frizz e bagunçado dos fios.
Assim como os fios do nosso cabelo, a nossa barba também precisa ser lavada periodicamente, principalmente para manter a boa higiene. Os fios da nossa barba são bem grossos e muitas vezes mais secos e enrolados que o cabelo. Isso favorece a adesão de pequenas partículas de sujeira, restos de alimento, pele morta, óleos naturais da nossa pele e etc. Tudo isso irá contribuir para o frizz na barba. Portanto, aposte no shampoo para barba!
A importância do Shampoo para barba no controle do frizz
Feito com o pH adequado para ao rosto, ele oferece uma limpeza mais suave e menos agressiva. Além disso, também contribui para nutrir e hidratar os fios.
Contudo, uma das melhores funcionalidades do shampoo para a barba é “preparar o terreno” para outros cosméticos. Por exemplo: de nada adianta passar um Balm com a barba toda suja. O produto terá o seu efeito reduzido e a hidratação que o Balm oferece será desperdiçada.
A propósito, se você deseja saber um pouco mais sobre shampoo para barba, inclusive as diferenças entre ele e o shampoo para cabelo, nós criamos um mini guia. Confira!
Hidratar, hidratar e hidratar!
Lembra que falamos que o fio de cabelo é composto por camadas que, quando mal cuidado, vão descolando? Um dos grandes causadores deste problema, como citado acima, é o ressecamento dos fios. Portanto, hidrate a barba.
Não é a toa que os fios da barba com efeito frizz são duros, arrepiados e quebradiços. Eles estão secos! A propósito, aprenda a evitar a barba dura!
Logo, a melhor forma de combater o ressecamento é hidratando os fios. Podemos hidratar a barba através de dois hábitos diários: a utilização de Balm e Óleo para a barba.
O Balm Don Alcides foi desenvolvido para nutrir, hidratar, promover sustentação dos fios e maciez.
Formulação robusta desenvolvida com ativos de ponta na engenharia cosmética mundial. Sua fórmula foi elaborada com ativos naturais que combinam tecnologia à um poderoso blend de óleos essenciais e silicones nobres.
O nosso Balm para barba trata o pelo e a pele, evitando o desconforto de coceiras, urtigas e irritações.
Desenvolvido à base de óleos essenciais e um blend de silicones nobres, o Balm Don Alcides controla o efeito frizz, atua na prevenção da caspa e gera proteção térmica aos fios.
- Destacamos em sua formulação: óleo de semente de uva, óleo de coco, óleo de abacate e manteiga de karité. O nosso Balm para barba é riquíssimo em vitamina E, um poderoso antioxidante natural para a pele e um condicionador natural para os fios da barba.
- Destacamos ainda o óleo de palmiste, obtido a partir da amêndoa, que proporciona uma rica nutrição à pele e ajuda no combate a irritações e desinflamações cutânea.
O Balm Don Alcides tem por função deixar a barba hidratada, nutrida, macia e devidamente perfumada.
Além disto, ele é um ótimo pós barba por conta da sua propriedade emoliente e nutritiva. O Balm hidrata e protege a pele tratando, ao mesmo tempo, da pele e do pelo, evitando o desconforto da coceira e da irritação.
A Don Alcides, que vale destacar é pioneira no Brasil não segmento de produtos para a saúde e manutenção da barba, conta com vários tipos de Balm em seu catálogo, inclusive, um elaborado com extratos de café que auxiliam no crescimento dos fios, além de contar com uma fragrância maravilhosa do bom e velho cafezinho.
Como usar balm para barba?
Para usar o Balm, não tem erro: Depois de lavar a barba com um shampoo específico, seque os fios com cuidado. Recomendamos uma toalha. Depois disso, passe um pouco do balm em uma das mãos, esfregue-as para espalhar o produto e massageie todo o comprimento da barba e rosto sob os pelos.
Conheça a melhor rotina de cuidados para se evitar o frizz na barba:
Óleo para barba
Outra forma de hidratar os fios é com o Óleo para a Barba! Assim como o Balm, o Óleo foi criado para proteger, hidratar e nutrir os fios. Contudo, o Óleo para barba possui algumas características diferentes do balm.
O Óleo gera um acabamento com brilho enquanto o Balm promove um acabamento mais natural, sem brilho. Nada impede de você utilizar os dois, aliás, vale ressaltar, a utilização do Balm e Óleo gera um blend potente para o máximo de cuidados com a barba.
Umas das melhores armas contra o frizz na barba: Pente de Madeira.
O pente é a ferramenta indispensável para qualquer barbudo, meu velho! Algumas vantagens do pente de madeira são:
- Desembaraça os fios, ajudando a tirar o efeito rebelde e bagunçado da barba;
- Pentear a barba após aplicar produtos como o balm e óleo, ajuda a espalhar o produto uniformemente sob os fios;
- O hábito de pentear a barba evita que você fique cutucando os pelos o tempo todo. Nossa mão é muito suja e essa sujeira passa facilmente para nossa barba;
- Pentear a barba ajuda a retirar pelos frágeis e soltos.
NO CONTROLE
Meu velho, deu pra entender um pouco mais sobre o efeito frizz na barba e como controlar? Qualquer dúvida, sugestão ou dica, basta deixar um comentário. Ah, e não se engane: ser barbudo não significa não fazer a barba! Lembre-se de aparar os fios com regularidade para manter o desenho da barba e lembre-se também de limpar as regiões da bochecha e pescoço. Para tanto, recomendamos o Shave Gel, que por ser transparente, facilita o barbear!