Aprenda como aparar o bigode em casa em 5 tópicos
Como aparar o bigode em casa? Está aí uma missão que não tem espaço para erros. A não ser que você queira sair por aí com a bigodeira torta, desalinhada ou até mesmo sem bigode! Rsrsrs… Como sabemos que este não é o seu caso, vem com a gente e confira dicas infalíveis para dar aquela arrumada no mustache!
Sumário
Como aparar o bigode em casa?
Aprender a aparar a bigodeira é essencial para a manutenção do estilo desejado. Quer você goste daquele modelo mais alinhado e desenhado, ou até mesmo seja adepto de um visual mais rústico (com os fios cobrindo parte do lábio superior), sempre aparecem aqueles fios mais espetados, compridos, desalinhados, e que saem entrando pela boca e acabando com a sua aparência.
A boa notícia é que aparar o bigode não é lá esse bicho de sete cabeças – com o auxílio de um espelho, um pente para barba e uma máquina de corte ou tesoura, você conseguirá manter os pelos em dia! Confira a seguir algumas dicas básicas que separamos para você.
O que usar para aparar o bigode?
O primeiro objeto que nos vêm à mente quando pensamos em aparar o bigode é a máquina de corte. Ela é um excelente equipamento para tal finalidade. E, para além dela, você irá precisar apenas de um pente de madeira – especificamente um que contenha dentes finos. Ah, é claro, de um bom espelho também!
No caso da máquina de corte, o ideal é optar por modelos aparadores de pelos, eles são menores e mais fáceis de manusear. Já o pente de madeira, é indicado por retirar a eletricidade estática dos fios, mantendo-os alinhados e assentados. De preferência, opte por um pente próprio para barba e bigode.
E para aqueles que desejam um corte mais preciso, a dica é utilizar uma tesoura pequena e bem afiada. Nada de tesoura cega, nem daquelas enormes que utilizamos na cozinha ou em outros trabalhos de casa. Tenha um equipamento próprio para a finalidade.
As tesouras com pontas arredondadas trazem mais segurança na hora de aparar os pelos do rosto. Se você é iniciante, esta é a escolha certeira.
Como aparar o bigode com máquina?
E vamos ao que interessa: como aparar o bigode em casa com máquina.
Passo 01 – Penteie o bigode todo para baixo com um pente de dentes finos. De preferência utilize um pente próprio para barba e bigode, que possui o tamanho e espaçamento adequados para alinhar os fios.
Passo 02 – Utilize o pente como um guia, na posição perpendicular ao rosto, para que você possa identificar os fios maiores e deixá-los em evidência.
Passo 03 – Passe a máquina aparando os pelos em destaque. A dica é pressionar suavemente a lâmina, iniciando do canto externo até o centro, e repetindo o movimento do outro lado.
Passo 04 – Para diminuir o volume, opte por um número de pente maior na máquina, passando-a de cima para baixo (diminua o pente conforme necessário para atingir o volume desejado).
Passo 05 – Se você deseja aparar os pelos próximos ao nariz, faça movimentos suaves e curtos com a máquina, com muita atenção para que não saia raspando tudo abaixo.
Prontinho! Bigodeira renovada com sucesso.
Como aparar o bigode sem máquina?
E a outra grande questão é: como aparar o bigode em casa sem máquina? Eis a vez da tesoura!
Passo 01 – Aqui o passo número um se repete: alinhar os fios com um pente próprio.
Passo 02 – A dica é utilizar a tesoura na vertical, aparando o comprimento dos fios com cuidado, o que irá trazer uma aparência mais natural ao desenho do seu bigode. Por se tratar de um trabalho “fio a fio”, o corte feito com a tesoura é geralmente mais preciso.
Passo 03 – Para diminuir o volume, utilize o pente paralelo ao rosto. Desta forma, os fios maiores ficarão à mostra e você poderá apará-los com mais facilidade. Utilize a tesoura bem rente ao pente.
Passo 04 – Em seguida, você poderá aparar os pelos que crescem próximo ao nariz. Nesta hora, a tesoura com pontas arredondadas é uma grande aliada, evitando cortes e machucados – já que nesta área o corte é feito bem rente à pele do rosto.
Voi-a-lá! Está pronto o seu bigode.
Como desenhar bigode em casa?
Se você ainda não se decidiu quanto ao tipo de bigode que deseja ostentar, sugerimos pesquisar os estilos para que fique por dentro das características de cada um. Dentre os mais famosos, temos o Chevron, o Morsa, o Ferradura, o Mexicano e o Bigode Fino.
Confira o nosso texto: “Estilos de Barba para 2021“. Lá você irá encontrar um tópico apenas sobre tipos de bigode. E temos também um conteúdo todo dedicado ao Beardstache: “Beardstache: Como fazer e cuidar em 3 passos“.
As dicas para a realização do corte e desenho do seu bigode seguem as mesmas anteriores, bastando respeitar as características de cada modelo.
Ah, e se você também possui barba, não deixe de dar uma espiada no nosso texto: “Como aparar a barba em casa? Confira 5 passos“.
Em todos os casos, se você ainda não se sentir seguro para aparar ou desenhar o bigode em casa, a dica é visitar aquela sua barbearia de confiança. E, mesmo que se realize aquela manutenção básica em casa, frequentar o barbeiro de tempos em tempos é essencial para manter o formato da bigodeira. Afinal, ele detém todas as técnicas para deixar o seu mustache impecável!
A propósito, se você ainda não possui uma Barbearia para chamar de sua, confira o nosso texto: “Conheça as principais Barbearias do Brasil“.
Cuidando do seu bigode.
Para finalizar, utilize produtos de qualidade, que irão manter os pelos do seu bigode saudáveis e macios. Vale a pena investir em um bom Shampoo para Barba – que irá realizar uma limpeza adequada e equilibrada; e um Balm para Barba, a fim de manter o alinhamento, a nutrição e a hidratação dos fios.
E se você curtiu as nossas dicas sobre como aparar o bigode em casa, siga os nossos canais digitais e fique por dentro de tudo o que rola no mundo da moda e beleza masculina. Publicamos semanalmente no canal da Don Alcides no Youtube e no nosso canal de Podcast – o Don Alcides Freak Show. Segue lá! Um abraço e até a próxima.