7 cuidados básicos para barba ressecada
Fala meu velho! Muitos barbudos sofrem com o problema de ressecamento dos fios. Por isso, hoje preparamos um guia com 7 cuidados básicos para barba ressecada.
São dicas simples que, no final, fazem uma grande diferença no processo de recuperação dos seus fios. Afinal, a barba quando ressecada deixa os pelos quebradiços, duros, cheio de pontas duplas e rebeldes.
Não queremos isso, não é mesmo? Portanto, pegue um papel e caneta e anote as dicas Don Alcides que irão fazer uma diferença enorme no processo de recuperação e manutenção da saúde da sua barba.
Sumário
1- Lave a barba com água fria.
Ao contrário do que muita gente pensa, tomar banho quente não faz bem para fios ressecados. Pelo contrário, lavar a barba no banho quente contribui ainda mais para deixá-la ressecada. Isso porque a água quente resseca e pele, e pele ressecada é igual a barba ressecada!
Por isso, uma boa dica é lavar sua barba em água morna ou fria. No banho entendemos que pode ser mais difícil por conta da temperatura, então uma solução pode ser lavar a barba na pia com água corrente.
2- Use Shampoo para barba.
Meu velho, conforme já falamos aqui, o shampoo para barba é um dos grandes aliados para a saúde da sua barba.
Quem acha que usar o shampoo para cabelo resolve, está redondamente enganado. O shampoo para o cabelo possui componentes completamente diferentes e muito mais agressivos que danificam os fios da nossa barba.
Geralmente shampoos de cabelo são mais alcalinos que os shampoos de barba, ou seja, eles possuem pH elevado para maior limpeza dos fios dos cabelos e couro cabeludo. No entanto, o pH elevado resseca os fios, por isso após lavar os cabelos geralmente recomenda-se o uso de um condicionador.
Fuja dos Shampoos de cabelo e sabonetes corporais para lavar a barba, eles só contribuem para ressecar ainda mais a barba.
Imagine a seguinte situação: Nossa barba já é naturalmente ressecada e dura, imagina utilizar um Shampoo de cabelo que irá ressecar ainda mais os fios! Resultado: Você terá uma barba limpa e cheirosa porém extremamente RESSECADA!!
Fuja dos sabonetes de corpo também. Estes são piores ainda para a saúde da barba e contribuem para ressecar e muito, os pelos do rosto!
Aí você deve estar se perguntando, e se eu não usar nem shampoo de cabelo e nem sabonete, e deixar apenas água corrente “lavar” as minhas preciosas madeixas do rosto? Essa é definitivamente a pior escolha!! Assim como qualquer outra parte de nosso corpo, a barba também necessita de uma correta higienização.
Portanto, se queres ter barba, invista em um bom Shampoo para barba! Até porque, uma barba suja atrapalha o processo de hidratação dos fios, deixando sua barba ainda menos saudável. Sem falar também nos problemas que podem ocorrer em sua pele como infecções e irritações.
O que tem em nossos Shampoos para Barba?
Os nossos Shampoos para Barba possuem elementos naturais, de origem vegetal que ajudam diretamente na hidratação, como por exemplo:
- Aloe Vera: hidratação e nutrição. Além disso, ela ajuda no tratamento da caspa, no fortalecimento, crescimento e na maciez dos fios.
- Calêndula: alinha as cutículas da barba para combater o efeito frizz, ressecado e bagunçado dos fios.
- Ginseng: melhora a circulação sanguínea para levar mais nutrientes ao folículo piloso.
- Arnica Montana: adstringente e tonificante.
- Lemon Grass: antimicrobiano e antifúngico. Combinado com Aloe Vera potencializa a limpeza, hidratação e proteção da pele e barba.
3- Hidrate sua barba e evite que ela fique ressecada.
Talvez esse seja o passo mais importante deste guia de cuidados básicos para a barba ressecada. Como resolver um problema de fios ressecados? Hidratando-os, óbvio!
Você pode fazer isso de várias maneiras. E aqui temos duas opções fáceis e eficientes: a utilização do Balm para barba e/ou do Óleo para barba.
Balm para Barba:
O Balm para Barba é um creme de extratos naturais, sendo sua principal função hidratar e nutrir os fios da sua barba e também a pele. Por isso, nos tempos de frio, use e abuse do Balm para barba para proteger e restaurar os fios.
Os nossos Balms para Barba são riquíssimos em Óleo de Coco, que possuem a capacidade de nutrir profundamente os fios da barba, penetrando a sua cutícula e agindo nas camadas mais internas do pelo, como o córtex e a medula.
O óleo de coco atua também como um agente selante, ajudando na retenção das proteínas necessárias à saúde dos fios. O uso contínuo proporciona o fortalecimento dos pelos, tornando-os mais saudáveis, hidratados e resistentes. Para maiores informações, confira 5 benefícios do óleo de coco para a barba.
Destacamos também a Manteiga de Karité, que apresenta alto poder hidratante para a pele e fios da barba. Atua também como um fitoesterol natural, constituindo uma barreira contra os raios UVA e UVB, formando um filtro solar natural sobre a pele por baixo da barba, sendo um ótimo aliado aos barbudos que estão constantemente sob exposição solar. Da mesma forma, age como um protetor natural contra as agressões externas, como o frio e vento, ajudando a manter a hidratação tanto da pele quanto dos fios da barba.
Óleo para Barba:
Outro produto legal para os barbudos é o Óleo para Barba. Assim como o Balm, o óleo possui como principal função a hidratação e a nutrição dos fios, mas através de propriedades diferentes.
O Óleo para Barba Don Alcides une o melhor da tecnologia aos benefícios puros da natureza. Uma fórmula avançada composta por Óleo de Algodão, Óleo de Rosa Mosqueta, Óleo de Abacate, Óleo da Semente de Uva e Óleo de Argan.
Os Óleos para Barba Don Alcides, promovem o tratamento completo da pele, pelos da barba e bigode, proporcionando uma sensação de conforto e bem-estar.
O Óleo para Barba Don Alcides é muito indicado para quem tem barbas longas, que são mais difíceis de manterem-se hidratadas das raízes até as pontas.
Ingredientes dos nossos óleos para barba:
Óleo de Algodão:
Rico com vitamina E, e Ômega 6 que previnem o ressecamento e escamação da pele, mantendo-a macia, hidratada, viçosa e bem nutrida. Vale destacar, uma pele saudável está diretamente ligada à uma barba saudável! O Óleo de Algodão ainda atua hidratando e minimizando o ressecamento dos pelos. Age diminuindo a queda dos fios fortalecendo a barba.
Óleo de Rosa Mosqueta:
Riquíssimo em ácidos graxos, vitaminas A, C, E, B1 e B2 e antioxidantes. Como possui alto poder de hidratação, o óleo de rosa mosqueta, além de hidratar os fios, também é muito recomendado para tratar o frizz e garantir o alinhamento dos fios da barba, evitando o desconforto de barbas excessivamente rebeldes.
Óleo de Abacate:
Rico em vitamina E, ele atua como um poderoso antioxidante e um condicionador natural para os fios da barba. Ajuda no fortalecimento dos pelos, repõem vitaminas perdidas em decorrência das agressões do dia a dia, como sol, piscina, mar, vento, e poeira. Hidrata, nutre, reduz a queda e quebra dos fios.
Óleo de Argan:
Age como um finalizador, ajudando a reduzir o frizz na barba, além de garantir a proteção dos fios expostos ao calor, tanto do secador, quanto dos raios UV. Por isso, é ideal para quem curte atividades ao ar livre, onde existe exposição ao sol, piscina, praia ou até mesmo uma caminhada marota.
Óleo de semente de uva:
Excelente hidratante para a barba, especialmente para as pontas que ficam mais ressecadas e eventualmente evoluem para pontas duplas e até triplas. O óleo de uva também evita a queda da barba e a quebra dos fios.
Para saber mais sobre estes produtos, acesso o nosso canal no Spotify. É só dar o play abaixo!
E para não ter erro, que tal usar os dois meu velho? Sim, basta juntar na mão o Balm e o Óleo e massagear a barba em todas as suas extremidades, inclusive na pele por baixo dos fios. Isso é o máximo de resultado e performance para combater barba ressecada e hidratar a barba de forma intensa e natural! Evite o ressecamento e o famoso efeito frizz na barba! Ninguém merece, né!
4- Limpe sua pele.
Outro cuidado básico para a barba ressecada é limpar a sua pele. A saúde da nossa barba está muito ligada à saúde da pele do nosso rosto. Por isso, um rosto sujo, ressecado e oleoso implicará em uma barba do mesmo jeito.
Lembra do shampoo de barba? Pois bem, o da Don Alcides vem com microcápsulas de vitamina E que ajudam a esfoliar a pele e promover com isso uma limpeza mais profunda do rosto. Portanto, ele previne também pelos encravados e ajuda a desobstruir os poros da pele.
Então falamos de Balm, Shampoo e Óleo para barba como poderosas armas para combater a barba ressecada, certo? Se liga neste kit!
É muito importante limpar e hidratar o seu rosto para controlar a oleosidade da pele. Em uma pele oleosa os poros ficam obstruídos, impedindo as glândulas naturais da pele de produzir substâncias importantes não só para nosso rosto quanto para os fios da barba também.
5- Alimentação adequada e exercício físico.
Você sabia que a sua alimentação interfere diretamente na saúde da sua barba? Barbas ressecadas e sem vida podem estar ligadas a uma alimentação desregrada a base de dietas com baixos teores de vitaminas e proteínas. Por isso, invista em boa alimentação e em exercícios físicos regulares.
Vale ressaltar, hidrate-se sempre! Tome bastante água. Afinal, corpo hidratado é igual a pele hidratada que é igual à barba hidratada!
6- Penteie sua Barba.
Pentear os pelos do rosto não é um cuidado básico para cuidar da barba ressecada, é um cuidado básico com a sua barba!
Contudo, quando penteamos a barba, um dos maiores benefícios é que desembaraçamos os fios, retirando restos de pele morta e sujeira da nossa barba, o que auxilia nos cuidados com a barba ressecada já que privilegia a saúde da pele e dos pelos do rosto.
Além disso, pentear a barba é a melhor coisa que podemos fazer após a aplicação do balm ou óleo para barba, pois ao pentear ajudamos a espalhar os produtos uniformemente da raiz até as pontas, o que ajuda a evitar as temidas pontas duplas na barba.
Falando dos 7 cuidados básicos para evitar uma barba ressecada, pentear os fios é definitivamente um hábito que ajuda bastante.
Por fim, o pente de madeira é importante também pois diminui nosso hábito de cutucar a barba com nossas mãos. Durante o dia muitas partículas de sujeira se acumulam facilmente em nossas mãos, então é uma boa ideia mantê-las longe de nossa barba.
A propósito, não deixe de conferir este conteúdo: “Pente para barba crespa: acerte na escolha e aprenda a domar os fios em 3 passos”.
7- Redobre os cuidados com a barba.
Nossa última dica básica para barba ressecada é: Redobre os cuidados meu velho! Ou seja, lembre-se que se a barba está ressecada, ela não está saudável. Por isso, ela precisa passar por um processo de revitalização cuidadoso.
No entanto, não se preocupe. Seguindo as nossas dicas de cuidados básicos para barba em pouco tempo sua barba ficará protegida, bonita e saudável!
E se quiser conferir um conteúdo completo sobre como cuidar da barba crespa, acesse o link: “Aprenda a cuidar da barba crespa“.
Deu pra entender?
Esperamos que você tenha aprendido os 7 cuidados básicos para barba ressecada. E lembre-se: Não deixe sua barba chegar ao ponto de precisar de uma revitalização. Cuide-se e você não terá mais este problema! E se você quiser consumir conteúdos como este porém em formato de áudio, escute o nosso Podcast, toda semana publicamos um episódio novo. Basta nos seguir para não perder nada do que rola por lá! Abraços marujo!
Podcast: Barba Ressecada
Confira este e outros episódios no Podcast Don Alcides Freak Show.