Barba pintada: aprenda como pintar a barba da maneira correta.
Chegou até aqui por que não sabe como pintar a barba, né!? O texto de hoje é para você que não quer mais andar por aí exibindo um tom degradê, com cabelos escuros e os pelos do rosto esbranquiçados. Ou para quem quer apresentar um visual único e cheio de estilo (se destacando na multidão). Ou também para aquele que quer apenas disfarçar os fios brancos que começam a nascer. Se identificou? Então siga a leitura pois separamos dicas especiais sobre como pintar a sua barba. Anote aí!
Pintar a barba faz mal?
Antes de mais nada, vamos sanar aquela dúvida que habita o nosso coração: pintar a barba faz mal? Esta é possivelmente a primeira dúvida que vai surgir na sua cabeça ao planejar pintar a barba. E, por mais que a tecnologia esteja avançada, temos que lhe dizer que a tintura não deixa de ser uma química que acabará agredindo de certa forma os fios e a pele do seu rosto.
Porém, a boa notícia é que existem ótimas opções de tintura no mercado desenvolvidas especialmente para os pelos faciais, bastando que você se atente à qualidade do produto que será adquirido e que siga as orientações de cuidados pós tintura, para que se mantenham o pelo e a pele nutridos e hidratados após a química.
E não se esqueça de fazer o teste de toque para tintura, a fim de afastar o risco de irritações e reações alérgicas aos componentes da fórmula. A prova de toque é simples e garante segurança na aplicação do produto, basta seguir as instruções da embalagem. Ela geralmente é feita no antebraço ou atrás da orelha a fim de identificar sensibilidades.
Se preferir, escute este episódio na Apple Podcasts!!
Como pintar a barba?
Dito isto, vamos ao que interessa: como pintar a barba!
E a primeira dica é sobre o que não fazer! É isso mesmo. Em primeiro lugar, você não deve pintar a barba com tinta para cabelo. Pois, a maioria das tintas pode conter amônia ou outros químicos que poderão agredir a pele do rosto (que é muito mais sensível que a do couro cabeludo), além de poder causar tonturas e náusea devido ao cheiro forte, já que a tintura é aplicada muito próximo ao nariz. Além disso, você poderá acabar manchando a pele por debaixo dos fios.
Então vamos à dica nº 2: Existem hoje no mercado produtos específicos para tingir os pelos faciais. Eles são formulados para que não manchem a pele (afinal, ninguém quer sair por aí com o rosto pintado não é mesmo?!). E, ainda, possuem uma textura mais grossa, para que se mantenham apenas no local aplicado, e não escorram pelo rosto.
A aplicação é bem simples e rápida, sendo que a tintura agirá em torno de 5 minutos apenas.
A dica de nº3, como já citamos, fica por conta da escolha do produto. É essencial que se atente à qualidade do produto. Além disso, a escolha da tonalidade deve ser feita com cuidado para que haja uma harmonia com a cor natural de seus fios.
Quais os melhores produtos para pintar a barba?
O objetivo é que a aparência fique da forma mais natural possível. Duas tinturas próprias para barba bastante conhecidas são as da Grecin e Refectocil.
E se você estiver com receio na hora de escolher a coloração, a dica é visitar aquele barbeiro de confiança para uma consultoria expert na primeira aplicação.
Não se esqueça que você necessitará de retoques periodicamente, pois, além dos pelos crescerem no tom natural, com o tempo também a tinta irá se desbotar.
Mais cor por favor!
Já para aqueles que querem apenas se divertir com uma coloração passageira, existem também opções no mercado que deixarão suas madeixas vibrantes nos mais diversos tons. Ideal para festas a fantasia, carnaval, festivais, ou quem sabe para deixar o seu visual super moderno e único!
Não é raro vermos por aí famosos com as barbas coloridas, ou até mesmo descoloridas. Muitos jogadores de futebol aderem à estas tendências a fim de se destacar. O ator Caio castro e o jogador Neymar são bons exemplos.
Produtos para cuidar de uma barba pintada
Bom, barba pintada, agora é preciso apostar nos cuidados! E, assim como os cabelos tingidos, as barbas e bigodes também deverão ter uma atenção especial após a química. Portanto, siga o nosso guia de manutenção.
Passo nº 01: Shampoo próprio para barba. Assim como qualquer barba, a barba tingida também necessita do uso de um shampoo específico para barba. Aqui indicamos o Shampoo para barba Don Alcides, elaborado com microcápsulas de vitamina E, ele hidrata, recupera fios danificados, nutre, dá brilho e gera maciez. Invista no produto para a higienização e tratamento dos pelos, utilizando-o sempre que for lavar a barba.
Passo nº 02: Balm para barba. O segredo para evitar pelos ressecados e quebradiços após a tintura está no Balm. Composto por óleos essenciais, o Balm para barba Don Alcides irá nutrir os fios de maneira mais intensa, dando brilho, força e proteção, além de prevenir a queda dos fios.
Portanto, após a lavagem, aplique uma boa quantidade de balm, o que ajudará também no pentear das suas madeixas faciais. De se destacar que o Balm Don Alcides trata também a pele por debaixo dos fios, proporcionando uma proteção extra da pele.
Não podemos deixar de citar que o uso do pente de madeira é ideal para desembaraçar os pelos do rosto, retirando a eletricidade estática dos fios e domando os fios.
Passo nº 03: Óleo para barba. O óleo é o grand finale nos cuidados diários com a sua barba. Indicado para aqueles que possuem uma barba um pouco mais comprida, ele irá alcançar todo o comprimento dos fios, deixando-os mais emolientes, macios e saudáveis com sua hidratação extra.
Para saber tudo sobre Óleo para barba, escute o nosso Podcast na Apple.
O Óleo Don Alcides possui alta tecnologia, garantindo um toque seco e evitando o desconforto de barbas excessivamente oleosas, o que geralmente é causado por óleos de baixa qualidade.
Tudo pronto!
Siga estes passos e você com certeza conquistará uma bela barba tingida, garantindo uma aparência mais jovem ao se livrar dos fios brancos, ou um toque moderno e excêntrico ao seu visual com as colorações ou descolorações dos pelos.
Ah, separamos algumas dicas extras para o seu caderninho:
1) Use uma camiseta velha no momento em que for tingir a sua barba, pois o processo causa um pouco de bagunça e poderá manchar as suas roupas;
2) Se a tintura causar alguma mancha ou sombra no rosto, molhe um pedaço de algodão em removedor de tinta para limpar a pele;
3) Faça a mistura e aplicação da tinta com materiais que não sejam de metal, pois este elemento causa oxidação da tinta e poderá alterar o tom final do produto;
4) Se você possui mais sensibilidade a químicos, procure por colorações naturais como a Henna.
Gostou do nosso conteúdo sobre como pintar a barba? Siga os nossos canais e fique antenado. A propósito, já escutou o nosso Podcast sobre moda e beleza masculina? Conteúdo digital em formato de áudio, para você escutar no trânsito, na corrida, lavando louça, na academia, ou naquele momento de relaxamento e lazer. Confere lá!