Perfumes Masculinos: 5 dicas para lhe auxiliar na escolha.
Os perfumes masculinos podem revelar diversos aspectos relacionados ao indivíduo, desde a sua personalidade ao lifestyle. Além disso, têm o poder de aumentar a autoconfiança e melhorar o humor. Perfumar-se é o toque final daquela sua rotina de cuidados, é vestir-se de um aroma capaz de chamar a atenção e deixar a sua marca por onde passa. Seja para uso pessoal, ou para presentear alguém especial, confira abaixo algumas dicas na hora da escolha.
Sumário
- 1 Como escolher perfumes masculinos?
- 2 Leve em conta a personalidade, o estilo de vida e o local de trabalho.
- 3 Considere a época do ano ou o clima da região.
- 4 Se atente ainda para a ocasião!
- 5 Famílias olfativas.
- 6 Qual a diferença entre Eau de Parfum e Eau de Toilette?
- 7 Dicas extras!!!
- 8 Quais são os melhores perfumes masculinos?
- 9 Qual o perfume masculino mais vendido no mundo?
- 10 Perfumes importados ou nacionais?
- 11 Perfume Don Alcides.
Como escolher perfumes masculinos?
Escolher um perfume talvez não seja das tarefas mais fáceis, existe uma infinidade de possibilidades nas prateleiras, o que muitas vezes pode nos deixar confusos e sem saber por onde começar. Por isso separamos algumas dicas para ajudar na escolha, confira!
Leve em conta a personalidade, o estilo de vida e o local de trabalho.
Em primeiro lugar, sugerimos que se leve em conta a personalidade, o estilo de vida e o local de trabalho na hora da escolha dos perfumes masculinos. Assim, para aqueles que possuem um estilo clássico, e para os grandes executivos ou ocupantes de cargos de liderança, a dica são os perfumes amadeirados, que traduzem uma expressão de sofisticação, charme, força e poder.
No caso daqueles que têm um estilo de vida mais despojado, como os desportistas ou aventureiros, as pessoas que trabalham como Personal Trainer, professores e instrutores de academia, dentre outros que trabalham ao ar livre ou que simplesmente levam um estilo de vida mais solto, os assertivos são os perfumes masculinos com aroma cítrico ou verde, que trazem um ar leve e fresco.
E já para aqueles repletos de ousadia e irreverência, a dica é procurar por aromas orientais, que são extremamente marcantes.
Considere a época do ano ou o clima da região.
Outro fator relevante para a escolha diz respeito à época do ano, ou ao clima predominante na região. Desta forma, quando falamos de uma época mais fria, ou de locais que por natureza possuem temperaturas mais baixas, o recomendado é optar por fragrâncias mais intensas, como as amadeiradas e orientais.
No caso das estações mais quentes e dos lugares que possuem altas temperaturas, indicamos as fragrâncias mais leves e frescas, assim como as cítricas e as aromáticas.
Se atente ainda para a ocasião!
Sugerimos ainda levar em conta a ocasião na hora da escolha do perfume masculino. Assim, para uma ocasião informal, como um churrasco, uma comemoração durante o dia, ou um passeio ao ar livre, a dica é optar por fragrâncias mais frescas, como as cítricas e as aromáticas, que dão aquela sensação de “banho tomado”. Estas sugestões também valem para o uso na hora da prática esportiva.
Geralmente os perfumes que têm no nome o complemento Acqua, Blue, Summer, Sport, Energy, Fresh e Light são boas escolhas para estas situações.
Já quando falamos daquelas ocasiões mais formais, como um casamento, uma festa, uma balada ou até mesmo um encontro íntimo e mais romântico, sugerimos as fragrâncias orientais e as amadeiradas, que irão trazer um tom sofisticado, ousado e sensual. Nestes casos, os perfumes masculinos que contenham no nome os complementos Night, Black, Extreme ou Intense serão acertivos.
Mas e afinal, como identificar estas fragrâncias? Confira a seguir!
Famílias olfativas.
As famílias olfativas são um sistema de classificação das fragrâncias conforme as suas características predominantes. Confira abaixo as que se destacam no universo masculino de perfumes.
- Fragrâncias Cítricas: trazem notas frutais como bergamota, laranja, limão siciliano, e outras; que geralmente são combinadas a ervas aromáticas como é o caso do tomilho, da sálvia, da menta, do alecrim e do anis. Trata-se de um caminho olfativo vivo, leve, refrescante e energético.
- Fragrâncias orientais (também conhecidas como ambaradas): as fragrâncias orientais contém notas como as resinas adocicadas, os bálsamos da Arábia, as especiarias da Índia, o Âmbar, o Almíscar, associados ao Sândalo e à Baunilha. Desta forma, proporcionam um rastro marcante, transmitindo mistério, exotismo e sensualidade.
- Fragrâncias amadeiradas: as fragrâncias amadeiradas se destacam no universo da perfumaria masculina, e contém notas de madeiras nobres como o Sândalo e o Cedro, e também Vetivér, Patchouli e Cashmeran. São sinônimo de classe, elegância e sofisticação.
- Fragrâncias Fougère (também conhecidas como Aromáticas): as aromáticas são marcadas por notas frescas, como é o caso da lavanda, da sálvia, das folhas verdes, e da menta com um floral de gerânio. Trazem uma sensação limpa, vibrante, refrescante e natural.
Qual a diferença entre Eau de Parfum e Eau de Toilette?
Outra importante observação na hora da escolha diz respeito à diferença entre Eau de Parfum e de Toilette, e esta se encontra na concentração de essência. O Eau de Parfum possui um maior percentual de essência, o que o torna mais marcante e duradouro, sendo indicado para dias frios ou para a noite, quando o clima é mais ameno.
Por sua vez, o Eau de Toilette possui uma menor concentração de essência, tornando-o mais leve e delicado. Geralmente, é o indicado para países de clima quente, como é o caso do Brasil, ou para o uso durante o dia.
Dicas extras!!!
Você sabia que a fragrância pode sofrer variações conforme o cheiro natural de cada pele? Portanto, o ideal é que o teste seja feito naquele que irá utilizá-la.
E a dica ao escolher uma fragrância para presente, é solicitar ao vendedor(a) que coloque uma pequena amostra junto ao embrulho. É uma forma agradável de possibilitar o teste antes da abertura da embalagem, podendo haver a troca caso a escolha não tenha sido assertiva;
Outra dica em relação aos perfumes, fica por conta da conservação do produto, sendo ideal que o perfume fique guardado dentro da caixa de papel de sua origem (embalagem original), e que se encontre sempre em local seco e fresco, sem interferência de luz, calor e umidade. Isto porque, estas variantes podem fazer com que a fórmula sofra variações químicas, perdendo a coloração e o cheiro.
Quais são os melhores perfumes masculinos?
Agora que você já sabe como escolher uma fragrância, vamos destacar quais são os melhores perfumes masculinos mundo afora. E, segundo dados da Sephora (uma das principais lojas de comésticos do mundo), estes são os eleitos:
- Azzaro Silver Black
- Paco Rabanne 1 Million Masculino
- Carolina Herrera 212 Masculino
- Giorgio Armani Acqua Di Giò
- Paco Rabanne Invictus
- Carolina Herrera Bad Boy
- Antonio Banderas The Golden Secret
- Body Spray Carolina Herrera 212 VIP Men Black
- Armani Code Absolu Homme
- Montblanc Explorer
- Dior Sauvage
Qual o perfume masculino mais vendido no mundo?
Esta é uma curiosidade de muitos, mas confessamos que não encontramos dados de fonte confiável capaz de informar o grande eleito. Mas, independente de qual seja o perfume masculino mais vendido no mundo, o importante na hora da escolha, como já mencionamos, é levar em conta fatores como a personalidade, a ocasião, o clima, dentre outras dicas citadas por aqui.
Perfumes importados ou nacionais?
Mas vamos lá, apesar dos rankings citados contemplarem apenas perfumes importados, temos que destacar que estamos falando de dados mundiais. No Brasil, os perfumes nacionais têm tido cada vez mais destaque, e estão entrando na preferência da população. Saiba o porquê:
- Grandes marcas brasileiras têm apostado em perfumistas de renome, inclusive utilizando profissionais de fora para a criação de fragrâncias;
- As fragrâncias nacionais são criadas para combinar com o clima nacional, que, em geral, é um clima quente, e que pede por aromas um pouco mais leves. Enquanto os importados são pensados para países de clima mais frio (daí a grande concentração de essência e da predominância de aromas mais fortes);
- O preço do perfume masculino nacional é muito mais competitivo, o que não quer dizer que, por ser mais barato, possui uma qualidade inferior. O que acontece é que não incidem custos de importação e taxas de conversão do dólar;
- Muitos brasileiros acreditam no fortalecimento da economia ao optarem por marcas nacionais.
Existe ainda um mito sobre a fixação, que dão um destaque para os perfumes importados. Mas, o que ocorre, como citamos anteriormente, é que os perfumes importados possuem maior concentração de essência ou aromas mais fortes, exatamente para combinar com os climas frios, que são predominantes por lá.
Portanto, não importa se nacional ou importado, o grande poder do perfume masculino está na individualidade de cada ser, sendo o assertivo aquele que destaca as suas qualidades e deixa a sua marca.
Perfume Don Alcides.
E não poderíamos deixar de citar que a Don Alcides vêm com lançamentos incríveis de perfumes masculinos. A linha será em parceria com a série Peaky Blinders – de grande sucesso na Netflix.
Por enquanto, dá uma espiada no que vem por aí:
A propósito, e já que estamos falando de Peaky Blinders, se liga neste Desodorante Antitranspirante!!
E se você quer saber um pouco mais sobre cosméticos masculinos, confira o nosso post: “Cosméticos Masculinos: 7 coisas que você precisa saber”.
E aí, curtiu as nossas dicas? Esperamos ter ajudado na hora da escolha do perfume masculino. E se você quer ficar por dentro de tudo o que rola no mundo da moda e beleza masculina, além de desfrutar de outros conteúdos como empreendedorismo, música, e muito mais, acompanhe os nossos canais digitais, siga o nosso Podcast – o Don Alcides Freak Show, e adicione uma dose de ousadia na sua rotina!