Ferida no pênis: conheça as 3 principais causas e como tratá-las
Feridas no pênis podem surgir por diversos motivos, desde uma reação provocada por alergia à roupa, ou ao uso de determinados produtos na região íntima, à dermatites, doenças e infecções causadas por fungos e/ou bactérias. Além disso, podem se dar devido ao atrito com roupas muito apertadas, ou o atrito durante a relação sexual, e também pela falta de uma higiene íntima adequada!
Além de causar muita preocupação e desconforto, estas alterações, se não tratadas de forma adequada, podem evoluir para doenças mais sérias. Portanto, requerem uma atenção detalhada e tratamento específico, conforme o caso.
Vale lembrar que o tratamento da ferida no pênis depende exclusivamente de sua causa, podendo incluir o uso de pomadas cicatrizantes, antibióticos, antifúngicos, antivirais, dentre outros. Em todo caso, a higiene íntima é requisito primordial não só para o tratamento, mas também para a prevenção no surgimento destas condições. E, caso a ferida no pênis tenha surgido devido a uma infecção sexualmente transmissível, é muito importante que a parceira também seja tratada.
Ficou curioso quanto às principais causas da doença e como tratá-la? Veja a seguir.
Sumário
Podcast sobre ferida no pênis
Antes de mais nada, se quiser conferir este conteúdo em formato de áudio, basta dar o play abaixo e ficar antenado!
O que pode ser ferida no pênis?
Como você viu acima, são muitas as causas de ferida no pênis. Por isso selecionamos as três principais e como tratá-las. Confira:
Fricção na glande
Também conhecida como cabeça do pênis, a ferida na glande pode surgir por causa da fricção que acontece durante a relação sexual e também por causa do atrito do pênis com a roupa, provocando vermelhidão na região, dor e até sangramento. Nestes casos, é recomendável uma maior atenção aos cuidados íntimos, além do uso de roupas íntimas mais confortáveis e preferencialmente de algodão.
O uso de um sabonete íntimo masculino irá ajudar a controlar o PH fisiológico da glande, limpando de forma eficaz – sem agredir a pele, e auxiliando no controle de fungos e bactérias na região.
Em casos que se apresentem ferimentos mais graves, é indicado procurar um especialista para que seja feita uma avaliação específica, e seja iniciado o tratamento adequado para curar a ferida no pênis.
Herpes genital
Uma das causas mais comuns de ferida no pênis é o herpes genital, causado pelo vírus herpes simplex. O vírus pode ser adquirido através do contato com outra pessoa com lesões ativas, resultando no surgimento de vermelhidão e de pequenas bolhas, seguidas de dor e queimação no local.
Na maior parte dos casos, as lesões do herpes genital costumam regredir de forma espontânea, sem necessidade de tratamento fármaco. De se destacar a importância de se manter nestes casos uma higiene íntima adequada, a fim de prevenir a proliferação do vírus e agravar a infecção.
Portanto, atente-se ao uso de um produto adequado, como um sabonete próprio para a região íntima masculina, que irá promover uma higiene eficaz.
Porém, em casos de infecções mais graves, o tratamento da doença deve ser orientado pelo médico, incluindo o uso de medicamentos antivirais como: aciclovir, fanciclovir, entre outros. Em comprimidos ou pomadas, esses medicamentos ajudam a diminuir a replicação do vírus. Além disso, existem pomadas ou géis anestésicos locais, para diminuir os incômodos como dor e ardência.
A propósito deste assunto, confira abaixo o episódio de podcast sobre saúde íntima masculina gravado com o Dr. Carlos Magno, médico urologista.
Câncer no pênis
Esse tipo raro de tumor pode surgir no pênis ou apenas na pele que o cobre. Além de provocar o surgimento de ferida no pênis, o câncer também provoca o aparecimento de nódulos no órgão ou mudança na coloração ou textura da pele.
O câncer de pênis acontece com mais frequência em pessoas com mais de 60 anos. Contudo, também pode ocorrer em homens mais jovens – principalmente naqueles que não fazem uma boa higiene da região íntima, e nos fumantes.
Indicado pelo oncologista e urologista, o tratamento de câncer no pênis inclui o uso de remédios e a realização de cirurgia para retirar o máximo de tecido afetado. Dependendo da gravidade e do grau da lesão, o tratamento também inclui sessões de quimioterapia ou radioterapia.
Principais cuidados com a higiene íntima masculina
Como visto, um dos cuidados de saúde que deveria estar no ranking da lista de atenção dos homens, especialmente para evitar ferida no pênis, bem como outras doenças que podem acometer o órgão, é a higiene íntima masculina.
Ainda é muito grande o número de homens vítimas de alergias no pênis e infecções causadas por fungos ou bactérias, e até mesmo câncer de pênis, por causa da falta de higiene no órgão, seja por falta de hábito ou por questões culturais.
Então, veja a seguir 5 dicas fundamentais de cuidados com a higiene íntima masculina.
Lavar as mãos antes de tocar no pênis
Todos nós sabemos da importância de lavar as mãos antes de usar o banheiro, certo? E talvez você ainda não tenha se dado conta do quão importante é lavar as mãos antes de tocar o pênis.
Ao deixar de fazer isso, os homens acabam levando fungos e bactérias para a região genital, podendo comprometer a saúde íntima masculina, causando ferida no pênis, entre outras doenças.
Desse modo, para evitar a contaminação da mucosa e da pele da região íntima, diminuindo as chances de acúmulos de germes, que por causa do calor e da umidade, podem se proliferar, contribuindo para o desenvolvimento de várias formas de doenças, a primeira medida de prevenção é não tocar no pênis com as mão sujas.
Higienizar o pênis depois de urinar
Outro cuidado que pode evitar o surgimento de ferida no pênis, é higienizá-lo após urinar e, infelizmente, a maioria dos homens não tem esse costume. Sendo assim, os restos de urina que ficam na glande se espalham pela cueca, podendo dar início ao surgimento de inflamações ou infecções por fungo no local.
O correto é secar o pênis com papel higiênico ou, lavá-lo imediatamente, se possível. Além disso, a higienização feita de maneira correta também vai evitar o mau cheiro na região.
Lavar o pênis depois da relação sexual
Outra maneira de cuidar da higiene do órgão e evitar o surgimento de ferida no pênis é lavá-lo logo após a relação sexual. Desse modo, evita-se que resíduos de sêmen e de lubrificante do preservativo se acumulem na pele, diminuindo as chances de proliferação de fungos.
Mesmo que não tenha sido usado camisinha na relação sexual, lavar o pênis depois da relação contribui para a retirada do muco da lubrificação natural da mulher, uma substância que contém muitos elementos que podem servir como meio de proliferação para algumas bactérias.
Para a limpeza do pênis, indicamos sempre o uso de um Sabonete Íntimo Masculino. O da Don Alcides, a propósito, previne a formação de maus odores, controla o pH fisiológico da glande e auxilia no controle de fungos e bactérias, promovendo uma limpeza eficaz, sem agredir a pele, e deixando um toque suave em toda a região íntima.
Testado:
- Dermatologicamente
- Clínicamente
- Urologicamente
O Sabonete Íntimo Don Alcides é formulado com ativos naturais de origem vegetal. Um produto vegano, sem a aplicação de essências artificiais e incolor – o que garante uma carga de alergênico extremamente baixa. Os ativos naturais, à base de óleos essenciais, promovem uma fragrância suave e levemente refrescante.
- Formulado com ativos naturais de origem vegetal
- Vegano
- Sem cor
- Sem perfume
- Livre de parabenos
- Livre de petrolatos
Fazer uma higiene caprichada na hora do banho
Molhar o pênis ou passar água e sabonete pela sua superfície, não significa lavar o pênis corretamente. Logo, a limpeza do órgão exige um cuidado especial também com a parte interna. Além das dicas que você viu acima, esse cuidado também é fundamental para prevenir o surgimento de ferida no pênis.
Sendo assim, para fazer uma higiene caprichada do pênis na hora do banho, puxe o prepúcio, que cobre a glande, e passe água com espuma e sabonete sobre a superfície da mucosa, até retirar toda a gordura acumulada.
Essa substância chamada de esmegma, trata-se de uma secreção branca formada através de células descamadas da pele e óleos produzidos pelo pênis. Enfim, para uma limpeza ideal, passe água e sabonete por toda a região, enxágue e esfregue bem.
Inclusive já falamos sobre este assunto por aqui, confira: “Esmegma: o que é e como tratar em apenas 1 passo“!
E também confira o nosso episódio de podcast onde orientamos tim tim por tim tim como lavar o pênis da maneira correta. É só dar o play abaixo!
Consultar um urologista anualmente
Por último e não menos importante, assim como as mulheres consultam um ginecologista no mínimo uma vez por ano, os homens também deveriam agendar uma consulta com um urologista. Essa também é uma boa medida de prevenir doenças que podem causar ferida no pênis.
Não esqueça que é importante procurar um médico não apenas em caso de algum sintoma, mas também em circunstâncias de prevenção. Recomenda-se agendar uma consulta com um especialista e fazer exames específicos de rotina para verificar se está tudo em dia com a sua saúde íntima.
Lembre-se sempre: Casos mais graves que surgem pela falta de higiene do órgão, podem contribuir para o desenvolvimento de tumores, que podem levar a amputação do pênis, ou até mesmo à morte em alguns casos mais complexos.
E você, está cuidando da sua saúde íntima como deveria? Não se esqueça que a boa higiene é fundamental para preservar a sua saúde nos mais variados aspectos, evitando inclusive, o surgimento de ferida no pênis. Até a próxima meu amigo!