Saiba tudo sobre fungos na barba e como evitá-los
Fungos na barba: você não está livre desta condição! É isso mesmo meu amigo… você sabia que a barba pode ser alvo de fungos? Infelizmente, nossos pelos faciais também podem ser afetados por infecções fúngicas, como a micose, e esta situação causa um incômodo danado.
A micose na barba pode ser causada por um tipo de fungo chamado dermatófito, que se alimenta da oleosidade natural do pelo e da pele. E esta condição pode levar a irritação, coceira, descamação e manchas na barba.
Trata-se de uma preocupação séria, especialmente para aqueles que mantêm barbas longas e densas. E, se não for tratada adequadamente, a micose pode se espalhar e afetar a saúde geral da pele e do couro cabeludo. Imagina ficar com a cara toda cheia de “pururucas” por falta de cuidado? Aí não, né….
Além disso, a micose na barba pode ser contagiosa, o que significa que pode ser transmitida de uma pessoa para outra ao compartilhar objetos pessoais, como o caso de toalhas, escovas de barba ou pentes.
A boa notícia é que tudo isso é tratável com produtos antifúngicos, como cremes, shampoos e óleos, além de bons hábitos de higiene. Neste sentido, é importante manter a barba sempre limpa e seca, e evitar compartilhar objetos pessoais com outras pessoas.
Quer saber mais? Continue a leitura e fique por dentro de tudo sobre este assunto!
Sumário
O que causa fungos na barba?
O fungo na barba é causado por uma infecção, geralmente por um tipo de dermatófito. Isso pode ocorrer quando a pele e os pelos da barba ficam úmidos, criando um ambiente propício para o crescimento e a proliferação de fungos. Fatores como o uso excessivo de produtos químicos, o suor e a oleosidade natural da pele também podem aumentar o risco de infecções fúngicas na barba.
A falta de higiene adequada é outro fator que pode contribuir para o desenvolvimento de fungos na barba, especialmente se você compartilhar objetos pessoais com outras pessoas, como escovas de barba ou pentes. Então, nada de ficar dividindo as suas ferramentas de barba com outras pessoas, beleza?
Além disso, ainda tem outras condições médicas subjacentes, como a imunodeficiência, que também podem aumentar o risco de infecções fúngicas na barba.
A propósito deste assunto, confira o nosso episódio de podcast sobre “Foliculite na Barba”, é só dar o play abaixo:
Se preferir, temos também o assunto publicado aqui no blog: “O que é foliculite na barba“.
O que é Tinea da Barba?
Entre essas condições que podem levar a coceira e irritação da barba, tem a Tinea. Esta é uma infecção causada pelo fungo Trichophyton. É também conhecido como tiña ou tinea barbae. E, a infecção pode causar sintomas como irritação, coceira, descamação e manchas na barba. A Tinea da barba pode ser contagiosa e se espalhar para outras partes do corpo e para outras pessoas.
Inclusive, em casos mais graves, pode resultar em perda de cabelo e deixar a pele com aspecto grosseiro e descolorido.
Sintomas de Tinea na Barba
Os sintomas de tinea na barba incluem:
- Vermelhidão na pele;
- Coceira intensa;
- Pele descamada;
- Perda de cabelo;
- Lesões na pele;
- Aspecto grosseiro e descolorido da pele.
Fatores de Risco para Tinea na Barba
Dentre os fatores que aumentam o risco de desenvolver tinea na barba, destacamos:
- Barba densa e longa sem cuidados rotineiros;
- Uso exagerado de cremes e óleos faciais sem procedência e qualidade;
- Pele oleosa;
- Umidade e calor excessivos;
- Sistema imunológico comprometido.
Tratamento de Tinea na Barba
O tratamento para tinea na barba pode incluir:
- Uso de antifúngicos tópicos, como cremes ou pomadas;
- Uso de antifúngicos orais, prescritos por um médico;
- Aplicação de pós antifúngicos para evitar a reinfecção;
- Evitar fatores que agravam a infecção, como umidade excessiva e calor.
Em casos graves, pode ser necessário o uso de uma combinação de tratamentos para controlar a infecção. Além do mais, é importante procurar um médico se os sintomas persistirem ou se a condição piorar.
Beijar alguém com fungos na barba pode causar lesões?
Não duvido nada que tenha passado isso pela sua cabeça. Afinal, a barba também dá umas vantagens boas na hora de beijar o afeto, não é mesmo?! Porém, beijar alguém com fungos na barba pode ser arriscado, pois os fungos que causam lesões na barba geralmente são contagiosos.
A propósito, viralizou recentemente na rede social TikTok notícias e publicações de várias mulheres que contraíram algumas infecções no queixo após beijarem homens barbudos.
Se a pessoa que você está beijando tem uma ferida na boca ou outra área do rosto afetada pelo fungo, há um risco de contrair a infecção. E só para completar, as lesões causadas pela Tinea da barba podem ser dolorosas e irritantes.
Desta forma, é importante que as pessoas que têm fungos na barba evitem beijar outras pessoas até que a infecção seja tratada. E nem preciso avisar que é sempre bom seguir boas práticas de higiene, como lavar a barba regularmente e evitar compartilhar objetos pessoais com outras pessoas, para evitar a propagação da infecção, certo?
Como tratar a dermatite seborreica na barba?
Outra condição para ficar esperto é a dermatite seborreica. Trata-se de uma condição comum que pode afetar a barba, causando coceira, descamação e vermelhidão. Alguns fatores que podem contribuir para a dermatite seborreica incluem a pele seca, o uso de produtos capilares agressivos e a presença de fungos na pele.
Para tratar a dermatite seborreica na barba, é importante primeiro identificar e tratar a causa subjacente desta condição. Isso pode incluir mudanças na rotina de cuidados com a pele e os pelos do rosto, sendo fundamental o uso de produtos adequados e apropriados. Também é fundamental lavar a barba regularmente com um sabonete suave e usar um xampu anti-fúngico se houver suspeita de infecção fúngica.
Em casos graves de dermatite seborreica, pode ser necessário o uso de medicamentos tópicos ou orais, como corticosteroides ou antifúngicos, para controlar os sintomas e tratar a infecção subjacente. Ainda, é importante consultar um médico para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado.
É sério, jovem, não vacile com essas informações!
Como acabar com fungos na barba?
Fungos na barba podem ser incômodos e embaraçosos, causando coceira, descamação e vermelhidão na pele. Felizmente, existem várias medidas que podem ser tomadas para prevenir e tratar fungos na barba.
Como a gente já falou algumas vezes, uma das formas mais eficazes de prevenir a infecção fúngica é manter a higiene da barba, adotando uma rotina de cuidados específica e eficiente, sempre optando por produtos de qualidade. Ademais, é importante evitar compartilhar objetos como escovas e pentes, além de outros itens de uso pessoal como toalhas.
Já demos várias dicas por aqui sobre como manter a higiene e a saúde da sua barba, e o nosso blog está recheado de conteúdos para lhe auxiliar nestes cuidados. Dentre os principais destaques, está o uso regular do shampoo para barba, produto ideal para realizar a limpeza dos fios, sem agredir a pele do rosto.
Se você ainda não sabe como cuidar dos seus pelos faciais, confira o nosso conteúdo: “Aprenda como deixar a barba macia em 5 passos“. Lá você irá encontrar dicas para uma rotina de cuidados eficiente e de quebra ainda irá garantir uma barba macia e bem cuidada!
Agora, se já houver presença de fungos na barba, é importante consultar um médico para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado. O tratamento pode incluir o uso de medicamentos tópicos ou orais, como antifúngicos, além de mudanças na rotina de cuidados com a pele.
E é isso meu amigo! Gostou das nossas dicas sobre fungos na barba? Fique ligado nos nossos canais digitais e confira tudo sobre o mundo da barba e dos cuidados masculinos. Até breve!
Ah, e se você curtiu este conteúdo sobre fungos na barba, compartilhe o Podcast dele com algum amigo e ajude o nosso canal a crescer de forma orgânica e verdadeira! =)