Podcast Caito Maia, a pimenta por trás da Chilli Beans
Podcast Caito Maia. O texto de hoje vem inspirado no podcast gravado com o nosso parceiro e amigo Caito. É para você que deseja aprender um pouco mais sobre empreendedorismo, construção de marca e vendas. Desta forma, para nutrir o nosso conteúdo, vamos dar dicas preciosas trazidas nesta maravilhosa entrevista dada no Podcast Don Alcides Freak Show pelo fundador da ChilliBeans, o Ilustre Caito Maia.
Um pouco de sua história.
Antes de mais nada, engana-se se você pensou que o famoso Caito teve formação acadêmica em administração de empresas. Em verdade, Antonio Caito Maia (sim, é este mesmo o nome dele), formou-se em música, e talvez este seja um diferencial que o trouxe ao topo do hall da fama, a formação artística.
Como se pode perceber pelas suas campanhas de marketing, pelos designs ousados, pelos vendedores excêntricos e maravilhosos, a Chilli Beans é uma empresa inovadora e cheia de estilo. Porque não dizer, a Chilli Beans é pura arte.
E como eu ia dizendo, não é requisito obrigatório ter formação acadêmica para se criar uma empresa de sucesso. A exemplo do Caito, após formar-se em música, ele começou o seu trajeto como camelô, com 200 óculos na mala e uma imensa vontade de atingir grandes objetivos.
Assim, iniciou suas vendas entre os ciclos de amigos, onde o negócio “bombou”, e logo já estava contando com cerca de 250 clientes de atacado. Mas nem tudo são flores, dois dos seus clientes atacado não lhe pagaram, e sim, ele quebrou.
E aqui eu lhe pergunto, você se identifica com a história? Você está numa fase difícil e acha que não pode se recuperar? Eu tenho que lhe dizer: SIM! Você pode chegar lá! E sabe como o Caito fez isso? Eu vou lhe contar o que ouvimos do mestre no Podcast Caito Maia.
Marca de sucesso, dica 1 do Podcast Caito Maia.
Após o infausto acontecimento, ele participou de um evento chamado Mercado Mundo Mix, um evento multicultural, onde aprendeu o valor de se ter uma marca, foi quando criou a Chilli Beans. E aqui está a nossa dica preciosa número um, A MARCA.
É preciso que se desenvolva uma marca desejo.
Conforme Caito, o diferencial de sua marca é que eles contam histórias com os seus produtos. Diferente daquelas marcas que desenvolvem colabs com estilistas e designers, eles trazem histórias como a de Harry Potter, do Star Wars, do músico DJ Alock, Charlie Brown Jr, dentre outras.
Isto porque, o fundador da Chilli acredita que o futuro não é de “commodity”, mas sim de valor agregado ao produto.
Não é à toa que a Chilli Beans se tornou a maior marca de óculos escuros da América Latina.
Por aqui nós amamos o Charlie Brown. Portanto, o modelo “Marginal Alado” é um dos nossos óculos preferidos.
E falando em collab com o Charlie Brown Jr, a Don Alcides também assinou um contrato com a banda para lançar a sua primeira linha de cosméticos!
Conheça o Desodorante Antitranspirante Charlie Brown Jr. Trata-se de um aerosol Dry Jet (jato seco), com proteção por até 48 horas contra os maus odores e transpiração. Fórmula potente e robusta contra o suor, mas sem irritar a sua pele. Vegano e sem álcool.
Continuando, lá vem a dica preciosa número dois: Valorização da equipe.
Podcast Caito Maia dica 2: A equipe.
Outro assunto que se destaca no episódio Podcast Caito Maia, é a valorização da equipe. Caito deixa claro que a Chilli Beans se trata de um time, e que ele sempre escuta os seus colaboradores, tendo uma conexão especial com a sua equipe.
Portanto, valorize, incentive, abrace, premie os seus colaboradores! Pois se tratam de parceiros, e é necessário romper essa máxima de que o “patrão” está acima de todos. É preciso ter uma relação mais respeitosa com o ser humano.
A Superdose: celebração e arte.
Segundo Caito Maia, o que o alimenta é a conexão com o seu time. E aqui vale destacar as grandiosas convenções da Chilli Beans, mais conhecidas como “superdose”, onde são apresentados os lançamentos do ano com performances e shows exclusivos, além de serem premiados os funcionários de maior destaque no ano.
E para se ter uma ideia do que estamos falando, pense naquele seu time do coração, e em como você vibra com a entrada em campo nos dias de clássico, ou num show daquela sua banda favorita com mega produção e ingressos esgotados, a Superdose é isso! São verdadeiros espetáculos preparados especialmente para aqueles que fazem parte do time da pimenta.
Nós da Don Alcides já tivemos o prazer de participar de duas destas edições, que são realizadas em alto mar, e podemos dizer: foram inesquecíveis! É possível acompanhar um pouco do que vivemos em nossas redes sociais.
A equipe Don Alcides montou uma estrutura de try-me (degustação) dos produtos para cuidar da barba, cabelo e bigode da galera em alto mar.
Dica 3: Seja o novo.
Uma empresa de sucesso precisa ter ideias inovadoras. Nada de ficar parado no tempo e de esperar cair do céu um projeto maravilhoso que vai fazer a sua empresa alçar em voo.
Saiba que: você não sabe tudo. E você pode mudar!
Além da convenção em live, outra inovação que o Caito cita em sua entrevista para enfrentar os tempos de crise é a utilização das mídias sociais de seus vendedores para divulgar os produtos online e realizar as vendas via drive thru.
Em síntese, empreender é isso! Acredite em você. Se reinvente. Faça acontecer!
Estas e outras dicas você confere no Podcast Caito Maia, no canal da Don Alcides.
Por fim, se você curtiu esse artigo e quer pegar na íntegra as dicas do mestre Caito, escute o nosso conteúdo em formato de áudio, o Podcast Caito Maia no Spotify. É só dar o play abaixo!