Pelo encravado na barba: como evitar?
Fala meu Velho! Quando decidimos deixar a barba crescer sabemos muito bem que podemos enfrentar alguns desafios, e dentre eles está um dos maiores inimigos de qualquer barbudo: o pelo encravado na barba! O bendito pode causar dor, coceira, e até mesmo o desconforto de uma pele toda pipocada de bolinhas vermelhas e muitas vezes com pus.
Então surge a dúvida: como evitá-lo? A boa notícia é que com uma rotina de cuidados com a pele e a barba você conseguirá afastar este terrível problema. Vem com a gente e confira!
Sumário
O que é pelo encravado na barba?
Antes de mais nada, precisamos entender o que está acontecendo. Afinal, o que é o pelo encravado na barba?
Bom, os nossos pelos não crescem na superfície da pele, mas sim na derme – uma camada mais profunda e espessa, localizada abaixo da epiderme. Lá eles nascem e se desenvolvem até ultrapassar esta camada. Ficando, assim, visível em nosso rosto.
Quando este pelo não consegue sair corretamente, ele começa a crescer enrolado dentro da pele. E como isso não era pra acontecer, o nosso corpo interpreta este fio como um invasor e reage de acordo, gerando uma inflamação local.
Aí o resto você já sabe, né! A inflamação pode gerar dor, coceira, bolinhas vermelhas com pus, manchas, além de um aspecto extremamente incômodo e desagradável.
Podcast sobre pelo encravado na barba.
Para aprofundar no tema, preparamos um episódio inteiro falando sobre pelo encravado na barba e como evitá-lo. Para escutar, basta dar o play abaixo e aproveitar!
O que causa o pelo encravado na barba?
E afinal, porque os pelos da minha barba encrava? Eis a grande questão.
Pois bem, em geral, os motivos que levam ao surgimento de pelos encravados variam muito! Podendo se dar devido ao atrito provocado pelo uso de roupas muito apertadas, ao acúmulo de células mortas, à pequenas lesões cutâneas e outras ocorrências que podem obstruir os poros e impedir a passagem dos pelos.
Mas, no caso da barba, os pelos encravados costumam aparecer principalmente após fazermos (ou afeitarmos) os pelos. Isto porque a lâmina do aparelho de barbear corta o pelo bem rente à nossa pele, surgindo aí a probabilidade de um corte ou pequena lesão no rosto, que pode vir a causar irritações e até mesmo uma inflamação, levando ao encravamento dos fios.
Além disso, sujeira, oleosidade e restos de pele morta também podem entupir os nossos poros e atrapalhar o crescimento correto dos nossos pelos.
A propósito, se você tem a pele muito sensível, recomendamos a manutenção da barba em uma barbearia, já que as técnicas e materiais utilizados pelos profissionais tendem a reduzir bastante as chances de pelos encravados na região da barba.
E lembre-se também desta dica: para peles sensíveis, o barbear deve ser feito de preferência no sentido de crescimento dos fios.
Como evitar o pelo encravado na barba?
E então, já que a manutenção na barba é necessária, significa que sempre teremos problemas com os pelos encravados? Não, claro que não!
Existem várias formas de evitar este incômodo, se liga.
O que é bom para curar pelo encravado?
- Dentre as causas mais comuns de pelo encravado na barba, temos a sujeira e os restos de células mortas em nossa pele, que entopem os poros e impedem o crescimento normal dos pelos. Por isso, é importante manter a pele e a barba devidamente limpos, apostando em produtos adequados. Se liga nesse post com “Os 5 melhores produtos para cuidar da sua barba“.
- Tenha o costume de lavar a sua barba com um shampoo específico para barba. Este produto, além de higienizar, irá proteger e nutrir os pelos da sua barba, deixando-os mais fortes e saudáveis. Vale ressaltar que alguns shampoos para barba ainda cumprem com a função de esfoliar a pele, o que evita o desconforto de urtigas, coceiras e irritações, sendo uma excelente pedida a fim de escapar do surgimento de pelo encravado na barba. A nossa dica são os Shampoos para barba da Don Alcides, que contam com microcápsulas de vitamina E.
- Evite ainda coçar ou cutucar a sua barba. Sabemos que tem dias em que a coceira é tanta, que dá vontade de arrancar a barba fora. Contudo, não caia nessa tentação! Ficar cutucando a pele poderá machucar o rosto, facilitando o aparecimento dos pelos encravados na barba. Se você mantiver a manutenção e a saúde dos fios em dia, a coceira não irá existir! Fica a dica.
Confira abaixo no nosso canal do YouTube uma ROTINA COMPLETA DE CUIDADOS PARA A SUA BARBA.
Durante o barbear.
- E na hora do barbear, não se esqueça de utilizar uma boa Espuma ou Gel de Barbear. Passar a lâmina direto na pele, ou utilizar produtos inadequados, pode acabar criando várias microlesões no rosto, fórmula perfeita para arrumar alguns pelos encravados na barba.
- Opte, ainda, por utilizar água fria para a limpeza da barba. A água quente resseca o rosto, deixando a pele ainda mais sensível e propícia ao encravamento dos pelos.
- E se você tem a pele muito sensível (que fica toda vermelha após se barbear) sugerimos também que você evite passar a lâmina na direção contrária à de crescimento dos pelos. Esta ação evita que você “empurre” o pelo para dentro da pele e acabe causando inflamações.
- Depois de se barbear, tenha sempre em mãos um Pós Barba, que irá promover a hidratação da pele e o fechamento dos poros. O Pós Barba Efervescente da Don Alcides proporciona uma experiência super confortável que alivia e acalma a pele gerando uma camada protetora após o barbear. Ainda, por ser rico em Vitamina E, ele promove uma ação antioxidante regenerativa na pele melhorando a aparência e a flexibilidade da pele do rosto.
Além das dicas acima, também preparamos um mini guia com 4 dicas para acabar com a coceira na barba!
O que fazer com pelo encravado na barba?
Normalmente, após um tempo, os pelos encravados somem. Contudo, se eles estiverem te incomodando muito, você pode tentar algumas estratégias para diminuir o sofrimento.
Uma boa compressa de água quente sempre ajuda com inflamações, pelos encravados e furúnculos. Além disto, continue mantendo a área devidamente limpa e utilize shampoos adequados e de preferência com ação esfoliante (como citado acima) para deixar tudo nos trinques!
A propósito, confira a seguir valiosas dicas de cuidados com a pele masculina com uma rotina super prática e eficiente.
Por fim, sugerimos ainda que, em casos mais intensos, você busque por um dermatologista. Este profissional pode recomendar pomadas, remédios e tratamentos para o problema!
O fim dos pelos encravados.
E é isso, apesar de ser uma situação bem chata, o pelo encravado na barba tem solução meu velho. Basta você se cuidar e prestar atenção em seus hábitos!
Se tiver mais alguma dúvida, fique a vontade para deixar o seu comentário. Ficaremos muito felizes em te responder e trocar uma ideia sobre um dos melhores assuntos do mundo: Barbas!
Esperamos ter ajudado com as nossas dicas para acabar com o pelo encravado na barba. Aproveite para desfrutar de outros conteúdos – falamos por aqui sobre barba, cabelo, bigode, moda, saúde, cuidados masculinos e muito mais. Confere lá! Um abraço e até a próxima.