4 dicas para acabar com a coceira na barba
Fala meu velho! Hoje o nosso post é a luta dolorosa dos barbudos contra a coceira e irritação da pele. Afinal, quem de vocês, nobres barbudos, nunca sofreram com a coceira na barba?
Por isso, juntamos 4 dicas para quem quer se livrar deste incômodo e acabar de vez com o problema. Sabemos que os males da coceira na barba acontece principalmente no início do crescimento dos pelos, mas existe contudo, casos em que o cara já é barbudo e ainda nota uma coceira aqui e outra ali.
Sumário
- 1 Afinal, o que causa coceira na barba?
- 2 Foliculite na barba, o que é?
- 3 Barbear durante ou após o banho.
- 4 Produtos para barbear:
- 5 Limpe a pele.
- 6 Shampoo pra cabelo na barba, pode??
- 7 Hidrate a pele.
- 8 Penteie sua barba.
- 9 Qual o melhor óleo essencial para acabar com a coceira na barba?
- 10 Podcast: coceira na barba
Afinal, o que causa coceira na barba?
Antes de te contarmos o que você precisa fazer para evitar este desconforto, vamos te explicar por que temos que enfrentar essa irritante luta contra a coceira.
A verdade é que não existe apenas um motivo, mas vários! Por isso, para resolvermos este problema, precisamos de um conjunto de esforços simultâneos que irão pouco a pouco, amenizando a sensação de coceira na barba.
A coceira pode ser causada por vários motivos, sendo eles:
1- Sujeira na pele: Restos de pele morta, poeira, sujeira do ambiente, oleosidade em excesso que favorecem irritações e inflamações.
2- Pele ressecada: A pele seca está muito mais suscetível à irritação, pois ela está mais sensível devido à falta de hidratação.
3- Inflamações: Como barbear-se não é algo “natural” para nosso corpo, é normal que exista uma resposta biológica do nosso organismo. Contudo, inflamações em excesso ou muito dolorosas podem apontar algum problema.
Foliculite na barba, o que é?
A foliculite é a grande culpada das inflamações em nosso rosto e pescoço. O ponto é (de forma simples): quando nos barbeamos, muitas vezes o pelo curtinho fica “preso” dentro da pele, causando irritações, inflamações e manchas vermelhas.
Basicamente, são essas as principais causas da coceira na barba. Como você pode ver, não é nenhum bicho de sete cabeças, meu velho!
A primeira dica para quem quer se livrar da coceira na barba é:
Barbear durante ou após o banho.
Meu velho, uma das melhores horas para fazer a barba é durante ou após o banho. Além de sairmos limpinhos e relaxados do chuveiro, o vapor de água amolece o nosso rosto, abrindo os poros da nossa pele. Desta forma, a pele oferece muito menos resistência ao barbear.
Isso é ótimo para quem tem problemas com coceira e pelos encravados. O fio da barba é aparado de forma mais suave, além da pele sofrer menos agressões durante o corte.
Se você ainda não tentou fazer isso, experimente! Garantimos que ficará pelo menos um pouco mais fácil. Se onde você mora tem sauna, a experiência será ainda melhor.
Produtos para barbear:
E falando de fazer a barba, indicamos aqui a espuma de barbear e o nosso pós barba efervescente! A dupla é perfeita para um barbear impecável!
A Espuma de Barbear Don Alcides é ideal para um barbear rápido e confortável, pois contém ativos que facilitam e melhoram o deslizar da lâmina.
Já o nosso Pós Barba Efervescente foi desenvolvido com o que há de melhor na engenharia cosmética mundial. Incrivelmente refrescante, ele proporciona uma experiência super confortável que alivia e acalma a pele gerando uma camada protetora após o barbear.
Vale ressaltar, recomendamos visitas frequentes às barbearias, contudo, caso a sua rotina esteja super apertada, nós preparamos aqui algumas dicas para você aparar a barba em casa.
Limpe a pele.
Conforme falamos, é extremamente importante manter a pele limpa para a saúde da nossa barba.
Nossa segunda dica para quem quer se livrar da coceira na barba é a higienização dos fios.
Durante o dia, não só a nossa barba mas todo o nosso rosto vai ficando meio sujo mesmo. É natural! São restos de pele morta, óleos naturais do rosto que vão se acumulando, sujeira da rua e também a nossa mania de ficar passando a mão na barba o tempo todo.
Por isso, é extremamente importante o hábito de limpar e higienizar a nossa pele e barba. Para saber mais sobre cuidados com a limpeza do rosto, nós preparamos um mini guia sobre cuidados com a pele de um barbudo. Se liga!
Contudo, para os pelos do rosto, o shampoo especializado para barba resolve o seu problema. Ele limpa profundamente, nutre, hidrata e perfuma os fios.
Assim como você toma banho todo dia, o shampoo deve ser usado todos os dias, meu velho! Quanto mais tempo você passa sem usar, mais suja e irritadiça a sua barba irá ficar.
Shampoo pra cabelo na barba, pode??
Na dúvida sobre usar Shampoo de cabelo na barba? Confira este Podcast e fique por dentro!
Hidrate a pele.
O problema de não hidratar a pele e os fios da barba é que eles se tornam rígidos, ressecados e frágeis. Uma pele com essas características não está muito saudável, favorecendo o aparecimento de inflamações, manchas vermelhas e coceiras.
Não só isso, mas uma pele mais rígida e um pelo mais duro oferecem mais resistência ao corte, podendo causar machucados que aí sim com certeza levarão à uma inflamação.
Por isso, a terceira dica para quem quer se livrar da coceira na barba é sem dúvida, hidratá-la.
Para os que sofrem deste problema, o Balm é o maior aliado. Por conta de sua propriedade nutritiva, ele hidrata e protege a pele tratando, ao mesmo tempo, da pele e do pelo, evitando o desconforto da coceira e da irritação.
Além disso, o Balm para Barba possui compostos cicatrizantes e anti-inflamatórios que salvam quem possui uma pele muito sensível. Para saber como usar balm, confira o vídeo abaixo! A propósito, em nosso canal no Youtube publicamos 2 vídeos por semana, todas as terças e quintas às 10am! Tudo sobre cuidados com a barba, cabelo, bigode e mais! Segue lá! =)
E se você quiser saber absolutamente tudo sobre o balm e os seus benefícios, confira este post: o que é Balm para barba?
Penteie sua barba.
Essa é a nossa dica mais simples, porém uma das mais importantes.
Penteie a sua barba, marujo! É muito vantajoso ter esse hábito. Você desembaraça os fios, evita o efeito frizz, ajuda a espalhar de maneira uniforme qualquer produto que você tenha utilizado na barba e o mais importante: evita de levar a mão até a barba o tempo todo.
Como a nossa mão é a parte do corpo que mais entra em contato com objetos do ambiente, ela é também uma das partes mais sujas do nosso corpo.
Logo, não é bom negócio ficar passando a mão na barba o tempo todo! Portanto, use um pente de madeira, que você irá evitar muitos problemas. Acredite!
Essas foram 4 dicas rápidas para quem deseja livrar-se da coceira na barba! Ela existe, por isso esteja preparado e munido com os produtos certos para evitá-la ao máximo! Mas antes de terminar, preparamos uma dica extra! Uma alternativa natural e super eficaz para acabar com a coceira na barba: óleos essenciais.
Qual o melhor óleo essencial para acabar com a coceira na barba?
O melhor óleo essencial para acabar com a coceira na barba é o óleo essencial de melaleuca (Tea Tree). Suas propriedades antissépticas, antifúngicas e anti-inflamatórias ajudam a aliviar a coceira, combater bactérias e fungos que podem estar causando irritação, e reduzir a inflamação da pele. Além disso, o óleo de melaleuca ajuda a manter a pele hidratada e os folículos pilosos limpos, prevenindo futuras irritações.
Podcast: coceira na barba
Se você quiser consumir conteúdos sobre barba, porém, em formato de áudio, conheça o Podcast Don Alcides Freak Show. Toda semana publicamos um episódio inédito! A propósito, o Podcast sobre Coceira na Barba já está disponível. É só dar play e escutar! Compartilhe com os amigos barbudos!! =)