Barba na adolescência: 8 dicas para aprender a cultivá-la
Hoje vamos tratar dos desafios de se cultivar a barba na adolescência. Afinal, não é nada fácil lidar com os fios que começam a brotar, surgem muitas dúvidas e ansiedade por ver o rosto cheio de pelos e estilo! Portanto, listamos tudo o que você precisa saber para vencer esta etapa de forma eficiente: mitos, curiosidades e dicas superpoderosas. Vem conferir!
Sumário
Cultivando a barba na adolescência.
Na adolescência, os fios nascem de forma mais rala e espaçada, tomando corpo (volume e quantidade) apenas após algum tempo. Em geral, o pelos da barba costumam aparecer por volta dos 15 anos de idade, e o seu ápice ocorre entre os 30 e 40 anos.
É isto mesmo! A barba leva um bom tempo para se desenvolver completamente, e, em alguns casos, esta “melhora” poderá ocorrer até os 40 anos de idade. Portanto, a primeira dica que temos para você é: TENHA PACIÊNCIA! Cultivar uma bela barba demanda tempo, cuidados e muita calma!
Mas é claro que você não precisará esperar até os 30 ou 40 anos de idade para ter barba! O que queremos esclarecer é que a sua barba passará por diversas etapas, ou fases, e esta barba mais rala que observamos durante a adolescência irá se transformar ao longo dos anos.
Confira a seguir alguns mitos e curiosidades que envolvem o tema, além de dicas para o sucesso nesta etapa!
Podcast Barba na Adolescência
Antes de avançar no texto, sabia que você pode escutar este conteúdo sobre barba na adolescência no Spotify? Basta dar play e aproveitar! Aproveite também para seguir o nosso canal e não perder nenhum episódio! =)
O mito campeão sobre barba na adolescência!
Quando tratamos do tema barba na adolescência, um grande mito, amplamente difundido, é o de que a constância na raspagem da barba irá aumentar a taxa de crescimento e até mesmo engrossar os pelos, o que não é verdade. E isto já fora comprovado inclusive cientificamente.
De fato, o crescimento dos pelos da barba está relacionado à genética e à idade, e é regulado pelos hormônios masculinos. Raspar a barba todos os dias não fará com que ela cresça mais rápido. O que acontece é que, com a ansiedade de ver os pelos nascerem logo, muitos adolescentes começam a raspar a barba com mais frequência, e, quando veem os fios brotarem (fios estes que já iriam crescer de qualquer forma) acreditam ter ocorrido pela persistência da raspagem.
E, no que diz respeito à espessura dos fios, o que acontece é a falsa ilusão de que eles engrossaram, quando na verdade, ao cortar a ponta (que é a parte mais fina do pelo), você se depara com o crescimento pela parte mediana do fio (que naturalmente é mais grossa).
Então, não caia nessa meu amigo!
Nem todas as áreas da barba crescem na mesma proporção.
Esta é uma verdade que você precisa ter em mente em relação à barba na adolescência. Quando inicia o crescimento, cada região da barba pode se desenvolver em um momento distinto. Muitas vezes, a barba começa a crescer primeiramente na região do bigode, queixo e âncora. Em outros casos, o processo se inicia nas laterais do rosto e pescoço.
Em todo caso, você precisa entender que não se trata de uma falha, mas que a sua barba está em fase de desenvolvimento. E, até que você atinja uma barba mais completa, o ideal é buscar por estilos que privilegiem os espaços mais preenchidos até o momento. Veja algumas sugestões que separamos para você:
Curiosidade!
Você sabia que a falta de barba, ou a barba rala, não tem nada a ver com a calvície? Isto porque os genes que determinam a falta de pelos nestas áreas são diferentes. Não atoa vemos muitos carecas barbudos por aí!
Vamos à prática?
Deixar a barba crescer pela primeira vez não será tarefa fácil. Como você já deve ter ouvido por aí, e é verdade, cultivar os pelos no rosto causa um incômodo danado. É uma coceira sem fim, e uma feiura sem fim tb! Rsrsrs… Mas!!! Não precisa ser assim. Com disciplina e perseverança, e seguindo as nossas dicas, você irá alcançar a sua barba dos sonhos.
CUIDE DE SUA PELE.
A primeira dica está nos cuidados com a pele. E, para tanto, indicamos o uso de um bom shampoo para barba, de preferência aqueles que contém partículas esfoliantes. Isto porque, com a esfoliação, haverá a eliminação das células mortas – causadoras de pelos encravados, coceiras e possíveis irritações na pele. Além disso, haverá a estimulação da circulação sanguínea na região, o que irá promover o crescimento saudável dos fios.
Aqui na Don Alcides, indicamos o Shampoo para barba Don Alcides, que conta com microcápsulas esfoliantes de Vitamina E, que atuarão no combate aos desconfortos acima citados.
Evite caspas na barba:
Um bom hábito para evitar caspas na barba, é a utilização de um Shampoo Esfoliante. Para maiores informações sobre o assunto, confira em nosso blog: 5 dicas para evitar caspa na barba. Ou se preferir, escute no Spotify e lembre de nos seguir para não perder nenhum episódio!
Com a pele limpa e desobstruída, após utilizar o nosso Shampoo, indicamos aplicar um Balm para barba. O Balm da Don Alcides irá nutrir e hidratar a sua pele com um poderoso blend de óleos essenciais e óleo de semente de uva (excelente antioxidante natural). E conta ainda com o óleo de palmiste, obtido a partir da amêndoa, que proporciona uma rica nutrição à pele e ajuda no combate a irritações e desinflamações cutânea.
POTENCIALIZE O CRESCIMENTO DE SUA BARBA.
Outra dica importante para auxiliar o cultivo de sua barba é a utilização do Fator de Crescimento para Barba Nanofactor® Biotecnológico, produto que age através de 2 fenômenos:
- Angiogênese: Estimula e gera novos vasos sanguíneos a partir daqueles já existentes.
- Colagenogênese: Estimula a formação de novos fibroblastos aumentando a quantidade de colágeno disponível na derme.
Estes dois fenômenos combinados aumentam a capacidade de nutrição do folículo piloso, bem como promovem o aumento da malha folicular, com consequente ganho de volume e densidade da barba. O aumento do colágeno, proteína formada por 3 mil aminoácidos, promove ainda maior resistência, espessura, crescimento e brilho aos fios.
Vídeo sobre crescimento de barba na adolescência.
E para saber mais sobre como potencializar o crescimento da barba na adolescência, confira este vídeo em nosso canal do Youtube. A propósito, por lá publicamos 2 vídeos semanais: todas as terças e quintas às 10am.
ADOTE UM ESTILO COMPATÍVEL.
E aqui vai uma dica de ouro: adote um estilo de barba que favoreça as áreas onde os pelos vêm crescendo com mais intensidade.
Como citamos em tópico anterior, quando se trata da barba na adolescência, nem todas as áreas crescem pelos na mesma proporção. Portanto, é essencial que você escolha um modelo que vá ajudar a disfarçar as imperfeições neste momento. Além dos já mencionados estilos Balbo, Van Dike e Wolverine, temos também a famosa e sexy barba por fazer e a novidade do momento: Beardstache!
MANTENHA UMA VIDA EQUILIBRADA.
E para além das dicas anteriores, se você quer ver os seus pelos nascerem bonitos e saudáveis, é de suma importância que você mantenha uma vida equilibrada. E este equilíbrio contempla vários fatores:
- Alimentação saudável;
- Atividade física;
- Boas noites de sono;
- Equilíbrio emocional.
Este seria, digamos, um “pacotão pró-barba”! Já que os hormônios são parte essencial no crescimento dos fios da barba, e, o desequilíbrio (seja ele emocional, alimentício, físico ou de sono) atrapalha a produção hormonal. E esta deve estar em perfeito equilíbrio para que os pelos possam crescer na proporção esperada.
Para saber mais sobre este assunto, confira o nosso texto “Tratamento para crescimento de barba“.
E é isto meu amigo! Seguindo estas dicas básicas (porém preciosas), você irá obter sucesso com a sua barba na adolescência. E se você curtiu o nosso conteúdo, acompanhe os nossos canais digitais e fique por dentro de tudo o que acontece por aqui! Ah, já conhece o Don Alcides Freak Show? Corre lá no nosso canal e acrescente uma dose de ousadia ao seu dia!